Copacabana Palace é vendido ao grupo francês LVMH

                                                     Foto: Copacabana Palace


O Copacabana Palace, o hotel mais conhecido do Brasil no mundo inteiro, foi vendido ao grupo francês LVMH, proprietário de super marcas  Louis Vuitton, Veuve Clicquot e Moet & Chandon, Christian Dior, Guerlain, Sephora, Le Bon Marché e Fendi.

O Copa, como é conhecido, foi inaugurado em agosto de 1923, pelo empresário carioca Otávio e Francisco Castro Silva, num pedido do paraibano e eleito presidente da República, Epitácio Pessoa (1919-1922), que desejava um hotel de luxo para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

O valor da compra foi de  US$ 3,25 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 12,7 bilhões de reais.

Com 239 apartamentos e suítes, muitas celebridades se hospedaram  no hotel como Santos Dumont, Jean Paul Sartre e Simone de Beuvoir, Janis Joplin, que nadou nua na piscina do Copa, Lady Di, Madona, Paul Mc Cartney e tantos outros.

O Copacabana Palace já foi eleito por diversas vezes, como o melhor hotel da América do Sul.

Na inauguração teve como convidada a cantora, atriz e vedete francesa Mistinguett, conhecida por possuir as mais belas pernas do mundo, mas infelizmente foi proibida de mostrá-las na festa.

Muitos fatos aconteceram no hotel, como em 23 de maio de 1928, quando o presidente da República Washington Luís)1926-1930) foi baleado por sua amante, a marquesa italiana Elvira Vishi Maurich, que tinha 28 anos de idade.  O presidente foi internado mas a imprensa publicou que era devido a uma crise de apendicite. Quatro dias depois a marquesa foi encontrada morta, e a versão é de que cometera suicídio.

O Copacabana Palace é considerado patrimônio histórico e tombado pelo IPHAN.





Compartilhe on Google Plus

Postado por Rogerio Almeida

Rogério Almeida comemora 30 anos de jornalismo de turismo. É natural de Pacajus (CE) e possui os títulos de Cidadão de João Pessoa e da Paraíba. Premiado com o International Pow Wow IPW Travel Writer Awards 2015, em Orlando (EUA). Recebeu a Medalha do Turismo da França e a Medalha de Mérito Turístico da Assembleia Legislativa da Paraíba. Vencedor do Concurso Europa de Jornalismo. Colabora com diversas publicações de turismo do Brasil e exterior.(Contato: rogerio.almeida@revistafacil.net)

0 Comments:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia