Navegação

Óleo nas praias do Nordeste: atualização de 16 de novembro

Jeri: por enquanto, sem óleo

Óleo nas praias do Nordeste: situação em 16 de novembro (manhã)

A melhor notícia da última semna foi a divulgação, por dois estados, de laudos comprovando o que as secretarias de saúde e institutos de meio ambiente vinham martelando: não há concentração de hidrocarbonetos nas águas das praias já atingidas pela mancha de óleo.

Leia aqui sobre o laudo de Pernambuco e aqui sobre o laudo da Bahia. (Obrigado pelos links, Renata !)

O que esses laudos dizem é que o óleo não fica na água, devido à renovação da água da praia a cada ciclo de marés. Mas o banho em praias que estejam com óleo visível (grandes manchasna água ou na areia) continua, evidentemente, desaconselhado. A análise da qualidade da água das praias tampouco serve para consumir peixes e frutos do mar sem receio, já que podem ter sido contaminados durante a incidência de óleo na praia.

Estou na segunda parte da minha viagem pela Bahia e começo agora a ir a praias que já foram atingidas pelo óleo. Estou encontrando a mesma situação relatada por tantos leitores, em tantos lugares: praias limpas, aparentemente sem óleo na areia ou no mar. Mas ao examinar a areia com cuidado, encontro as pequenas partículas de óleo, e sempre acabo carimbando o pé. Vai ser o verão do carimbo...

Relatos dos leitores:

Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia