Navegação

PICO DO JABRE: o esplendor da natureza no ponto mais alto da Paraíba

                                                    Pico do Jabre (Foto: Fernando Mello) 

 O Pico do Jabre com 1.197 metros de altitude é o mais alto da Paraíba e o segundo maior do nordeste, perdendo apenas para o Pico do Papagaio (PE) e proporciona uma visão panorâmica de 130 km.
                                 Foto: Rogério Almeida

O Parque Estadual Pico do Jabre  oferece aos praticantes do turismo ecológico e aos amantes da natureza, uma paz que é muito necessária, nesta era digital.


                                    Foto: Rogério Almeida


              Vieira e Roberta, apresentadores do "Vida Arretada" 
Foto: Rogério Almeida

Ruth Avelino, presidente da PBTur
Foto: Rogério Almeida

Com inúmeras espécies de animais, o local tem sido utilizado pelos observadores dos cantos de pássaros e meses atrás o bacharel em turismo Dorgival Junior, conduziu um grupo para uma Passarinhada no Pico do Jabre.



  Bacharel em turismo, Dorgival Júnior (Foto: Rogério Almeida)

Dorgival espera e deseja que o governo federal o reconheça como Parque Nacional, e que há anos é uma reivindicação da população, incluindo a ONG SOS Sertão e dos municípios interessados para que o local seja preservado, e tenha  vigilância, controle de entrada, acesso e faixas para pedestres .


                                      Fotos: Rogério Almeida

Um dia antes de nossa visita, o proprietário da Ecopousada Pico do Jabre,  constatou inscrições na própria pedra do Pico, de mensagens evangélicas. Eduardo também reclama que as torres de televisão e de companhias telefônicas estão aumentando e ocupando cada vez mais o topo do Pico do Jabre, deixando lixo de equipamentos.


                          
   Em 2016, a Promotoria de Justiça de Teixeira ajuizou uma ação civil pública contra as companhias telefônicas e emissoras de televisão e contra 24 proprietários de imóveis localizados no cume do Pico do Jabre. A ação pede, entre outras coisas, a demolição de qualquer edificação, obra e construção na área de preservação permanente. Até o momento, a ação continua em andamento, aguardando seu desfecho final. 

                                      
                   Eduardo Dantas, da Ecopousada Pico do Jabre
                                          Foto: Rogério Almeida

"O lugar se fosse bem preservado estaria entre os melhores do Brasil para o turismo ecológico. A beleza é indescritível e do alto se vê vários municípios e açudes", explica Eduardo.


   Pedras no formato de dedos de uma mão (Foto: Rogério Almeida)


Diante da Ecopousada Pico do Jabre existem formações rochosas, em formato de dedos. Eduardo prometeu que irá se movimentar para que seja preservada e feita uma limpeza da mata ao redor, para que se transforme numa atração turística.

                     Jornalista Ana Lustosa (Foto: Rosa Aguiar)

São 500 hectares de Mata Atlântica e Caatinga e já foi catalogado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA,  como um dos melhores locais para se realizar pesquisas biológicas do Brasil.



                          Pico do Jabre. Foto: Cácio Murilo


Destaque para a Ara de Ariano Suassuna, que o escritor tanto adorava visitar e até fez uma frase, hoje num dos quadros na parede da Ecopousada Pico do Jabre.


              Ara de Ariano Suassuna (Foto: Rogério Almeida)


                                 Foto: Rogerio Almeida

O Pico do Jabre além de ser o ponto mais alto da Paraíba, é o segundo do nordeste, perdendo apenas para o Pico do Papagaio, em Pernambuco.


          Roberta e Vieira na Jabiraca da Ecopousada Pico do Jabre


              Ecopousada Pico do Jabre (Fotos:Rogério Almeida)




Devido a altitude o local faz frio à noite e na temporada de inverno. O acesso tem que ser feito por carro tipo 4x4 . O proprietário da Ecopousada Pico do Jabre, Eduardo Dantas, utiliza uma Jabiraca, uma marinete adaptada e com poder de tração suficiente para subir até o topo.


    Motociclistas rumo ao Pico do Jabre (Foto: Rogério Almeida)


Durante a visita de representantes da  imprensa de João Pessoa ao Pico do Jabre, vimos a grande quantidade de pessoas realizando caminhadas e até um grupo de motociclistas vindo de outras partes da Paraíba e de estados vizinhos.


              Pedras no Pico do Jabre (Foto: Rogério Almeida)


                          Imprensa paraibana no Pico do Jabre


                                   Foto: Rogério Almeida

Pertencente ao município de Maturéia, o Pico do Jabre vem recebendo a atenção da prefeitura local que instalou um centro de informações turísticas no início de acesso ao ponto mais alto da Paraíba.




A capital paraibana do Voo Livre, como é conhecida, Maturéia está atraindo novos investimentos, como o restaurante O Caboclo e a Eco Pousada Pico do Jabre.


                                        Rogério Almeida

Dica do Autor: O Pico do Jabre já dispõe de dois meios de hospedagem que recomendamos. A Ecopousada Pico do Jabre, além de hospedagem realiza passeios com a marinete até o topo. (Fone: 83 98190-8815). O Casarão do Jabre oferece hospedagem e alimentação completa. (Fone: 83 99969-0801)


              
                  Ecopousada Pico do Jabre  (Fotos aéreas: Vieira)



                                          Casarão do Pico do Jabre  (Foto: Vieira)


                          
                                   Foto: Rogério Almeida




SERVIÇO:

Ecopousada Pico do Jabre
Estrada de acesso ao Pico do Jabre
Km 4,5 Matureia-PB
Fone: (83) 98190-8815

Casarão do Jabre
Pousada- Restaurante- Museu
Estrada de acesso ao Pico do Jabre
Km 1,8  Matureia-PB
Fone: (83) 99969-0801




Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia