Navegação

FIEP comemora 70 anos com lançamento de livros da PB



           Renata Gadelha, Jessier Quirino, Buega Gadelha e  Dani Jensen (Foto: Rogério Almeida)

A Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP-PB), dentro da programação de seus 70 anos de fundação, realizou na noite de ontem (4/9), no Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa, o lançamento de dois livros com fotos do litoral do estado da Paraíba.

Intitulado "Dumar", o conjunto de livros, é o resultado do projeto de pesquisa que demorou três anos para ser concluído e que apresenta ainda o Quando Azul Veste Nu, que através da fotografia apresenta as belezas naturais de 138 kms do litoral da Paraíba.

Buega Gadelha, presidente da FIEP-PB(Foto: Rogério Almeida)

A apresentação foi feita por Renata Gadelha, da FIEP, pelo poeta Jessier Quirino, Buega Gadelha (presidente da FIEP) e  Dani Jensen, designer, da Maria Cândida, das confecções Maria Bonita e assessora estratégica do SENAI/PB.

Jessier Quirino (Foto:Rogério Almeida)

Jessier Quirino aproveitou para recitar alguns poemas que escreveu para o livro, como o da homenagem a José Lins do Rego.

Andyde Beiriz (Foto: Rogerio Almeida)


A obra apresenta passagens em homenagem a professora e poeta paraibana Anayde Beiriz


Buega Gadelha afirmou sua alegria em trazer a obra, para que os paraibanos conheçam melhor suas raízes. "Nós desejamos mostrar uma Paraíba que não fosse somente de terra arrasada, mas exaltando nossas belezas naturais e a força do povo trabalhador e um resgate histórico do nosso povo com o mar e a Mata Atlântica", afirmou o presidente da FIEP-PB.

Uma das revelações pelo presidente da FIEP-PB, é que no livro existem fotos de rendeiras e que a renda do bilro foi a primeira indústria trazida pelos portugueses, muito antes da cana de açucar.

Renata Gadelha (Foto: Rogério Almeida)

A obra Dumar, reúne fotos de trabalhadores da terra, como Dona Nevinha, recentemente falecida, e em cada história apresenta poemas de Jessier Quirino. 

 Já o livro "Quando Azul Veste Nu", reúne fotos da costa brasileira.

Dani Jansen, assessora estratégica do SENAI-PB 
 (Foto: Rogério Almeida)

O conjunto de obras não será vendido, mas será distribuída gratuitamente para biobliotecas, instituições e escolas, dentro do Programa de Responsabilidade Social da FIEP.  Existe também uma versão digital que pode ser acessada pelo QR Code.

Jessier Quirino (Foto: Rogério Almeida)

Após a apresentação de Jessier Quirino, foi servido um coquetel com degustação de iguarias preparadas pelo chef de Campina Grande, Genaldo Cardoso, do Buffet Pirauá.

Genaldo Cardoso, do Buffet Pirauá, de Campina Grande
Foto: Rogério Almeida

Chênia Brito, Tereza Madalena, Buega Gadelha, Catarina Leite e Renata Gadelha. (Foto: Rogério Almeida)



Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia