Navegação

O champagne que desperta os sentidos

Olivier Krug, diretor da Maison que leva seu sobrenome, traz ao Brasil o Grande Cuvée 166Ème e conta por que essa bebida precisa ser harmônica como uma sinfonia



TRADIÇÃO DE FAMÍLIA: Olivier Krug faz parte da sexta geração da família no comando da casa de champanhe francesa que leva o sobrenome do clã (Crédito: Claudio Gatti)

Beber champanhe logo de manhã pode parecer esnobismo, mas não para Olivier Krug. Para ele, é apenas negócio. O rótulo que ele degusta desde as primeiras horas do dia leva o sobrenome de sua família, Krug, que há seis gerações produz uma bebida lendária. Desde 1989, Olivier dirige a maison fundada pelo tataravô Joseph em 1843. E tem uma função bem mais do que administrativa. Ele é responsável por criar os sabores únicos do Krug.

Espumante produzido exclusivamente em regiões demarcadas da França a partir de uma ou várias uvas (Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay são normalmente usadas como base, mas podem ainda entrar no blend pequenas porções de Pinot Blanc, Pinot Gris e Petit Mesliter), o champanhe é quase sempre resultado da combinação de safras distintas do mesmo produtor. O Grande Cuvée 166Ème, lançado durante a rápida passagem de Oliver Krug pelo Brasil, contém 120 vinhos de 13 safras diferentes (de 1996 a 2010). Depois da mistura, cada garrafa passou sete anos em repouso na adega da vinícola em Reims, na França. “Demora mais de vinte anos para fazer uma garrafa de Krug”, diz Olivier. “Somos obcecados pelos detalhes.”


DESDE 1843 : a maison Krug, em Reims, noroeste da França, onde são produzidas as uvas que compõem alguns dos mais cobiçados champanhes (Crédito:Divulgação)

Degustar champanhe pela manhã, por volta das nove horas, é parte dessa obsessão. “É o melhor horário porque o paladar está limpo”, diz ele. Na curta passagem pelo País, Krug experimentou caipirinha, mas gostou mesmo foi de uma cachaça que bebeu pura — e que se recusou a revelar o nome. Ele também esteve na única embaixada da marca na América do Sul, no restaurante Kinoshita, em São Paulo, que pertence a Marcelo Fernandes. Segundo Olivier, a culinária japonesa é a que melhor harmoniza com champanhe. Não por acaso o Japão é o principal mercado para Krug, que introduziu a bebida no país assim que seu pai o convidou para sucedê-lo na direção da empresa. “Fui um pioneiro, e os japoneses me recompensaram”, diz. O país é hoje o quinto do mundo em consumo de champanhe, segundo dados da consultoria Euromonitor.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia