Navegação

Dia do Professor: mais que transmitir ensinamentos, educar para a vida!

(Foto: Universia Brasil)

Dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. E, assim como a educação no Brasil vem sendo questionada e passando por reformulações, o professor, que é a principal ferramenta do processo de aprendizagem, também está precisando se adaptar ou até mesmo repensar o seu papel profissional. Hoje, muito mais do que transmitir conhecimentos focados nas disciplinas convencionais, o educador tem papel fundamental na formação integral do ser humano. 

A relação professor-aluno passa a assumir a construção de conceitos, valores e habilidades que ultrapassam as lousas das salas de aula e dão ao educador a responsabilidade de instigar nos estudantes a dúvida, reflexão e contestação, de forma a transformá-los em cidadãos mais críticos e cientes do papel que têm a exercer na sociedade.

As mudanças sociais a que todos estamos submetidos, inclusive, forçam os profissionais a buscarem constantemente a Inovação. Aliás, esta é a “palavra da vez”, num ambiente em que os desafios se multiplicam na mesma velocidade das informações, da internet, da tecnologia… e das crianças, que parecem já ter nascido “prontas” para elas. São eles os agentes mais adaptados – e conectados – a essas realidades, mais virtuais do que presenciais.

Não só por isso, mas também por conta disso, educadores ganharam nova demanda. Acompanhar, filtrar, participar do que é visto e falado nas redes, na internet. Eles têm, em sala de aula, crianças que sabem muito mais sobre os assuntos do que as crianças das décadas passadas. São crianças que leem muito, mas nem sempre com qualidade; que demonstram mais emoções, mas nem sempre sabem exprimi-las da forma correta. Sabem muito, mas nem sempre conseguem administrar os conhecimentos… Cabe a quem, então, além dos pais, o papel de lidar com sentimentos como frustração, desânimo, euforia desmedida, preconceitos, entre outros? A quem os acompanha em sala de aula: aos educadores!

Por - Assessoria de imprensa do Colégio Notridame
Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

1 Comentários:

  1. É através do mestre que aprendemos a enfrentar a vida com muito dialogo e ação.

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário sobre a notícia