Navegação

Conta de água e esgoto vai subir em Pernambuco

(Foto: Gilvan Junior)

A conta de água e esgoto vai ficar mais cara em Pernambuco. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Pernambuco (Arpe) homologou o reajuste de 2,78% nas tarifas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). 

Os novos valores entram em vigor no dia 12 de maio. Com o aumento autorizado, uma conta de R$ 100 vai subir para R$ 102,78. A autorização da cobrança dos novos valores pelos serviços de abastecimento e coleta e tratamento de esgoto foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco nesta quinta-feira (12). A Arpe informa que este será um aumento provisório, uma prática pouco comum em Pernambuco. 

Isso ocorreu por causa de uma solicitação da Compesa, que pretende reavaliar todo o sistema para pedir um reajuste definitivo ainda este ano. Segundo a diretora de Regulação de Tarifas da Arpe, Angela Freitas, a Compesa pediu a suspensão do aumento convencional previsto em meio ao processo de discussão. Uma audiência pública estava marcada para 26 de março, mas a empresa optou por reavaliar a situação de investimentos e custos operacionais. 

 Ela explicou que até o fim de 2018 esse aumento definitivo será definido. Quando o valor for aplicado, será abatido esse percentual de 2,78%, já definido como reajuste provisório. De acordo com a Arpe, o percentual provisório foi definido a partir da avaliação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre 1º de fevereiro de 2017 e 28 de fevereiro deste ano. 

Também foi levada em consideração a variação do Índice Geral de Preços (IGPM), no mesmo período. “Aplicamos a metodologia que vem sendo usada desde 2014 e que estava prevista para os três anos seguintes. Quando for finalizado o processo de reavaliação de ativos da Compesa, adotaremos outra forma de cálculo” observou.
Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia