Navegação

Açudes da PB sangram e comporta é aberta no Boqueirão (PB)



    Comporta aberta do Açude Boqueirão (PB)  Foto: divulgação)

Os açudes da Paraíba cotinuam recebendo grandes volumes de água  em decorrência das chuvas intensas que tem caído nos ultimos dias em todo o Estado.
 A comporta do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) que foi aberta na quinta-feira, 22 de abril deverá ser novamente liberada pelo para águas irem em direção a Barragem Argemiro Figueiredo (Acauã).
A abertura da comporta de Boqueirão foi autorizada pela (ANA) – Agência Nacional das Águas, no último dia 7. A descarga autorizada é de 4,8 m³ do açude Epitácio Pessoa e pode ser praticada até o dia 30 de junho. A Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) foi quem solicitou o um pedido à ANA.
O  açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), (foto) em decorrência das chuvas das últimas dusas semanas, quase dobrou de volume. 
 No dia 5 de abril, acumulava pouco mais de 22 milhões m³, cerca de 8% de sua capacidade. Nesta semana, ele ultrapassou o índice de 16% da capacidade hídrica total, acumulando mais de 42 milhões m³.
A chuva que caiu neste sábado (14) derramou 90,2 mm no município de Sousa. Bom para o açude São Gonçalo, que chegou ao volume de 17.594.220 m³ (39,4 % da sua capacidade total). O aumento em relação ao dia anterior foi de 1.461.680 m³.
O açude Coremas atingiu 81.433.825,44 milhões m³, pouco mais de 13% da capacidade hídrica. Em janeiro deste ano, o manancial chegou a 3,97%, acumulando menos de 24 milhões m³.
A barragem da Farinha, em Patos, ultrapassou o volume de 11 milhões m³, equivalente a 43% de toda a capacidade. O reservatório acumulava em fevereiro deste ano menos de 1% de sua condição hídrica, pouco mais de 130 mil m³.
Fonte: Diário do Sertão (PB)

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia