Navegação

11 sinais de que sua carreira pode estar fora do controle


Parece que você não está decolando profissionalmente? Se sua carreira precisa de um impulso, continue lendo

Se a sua carreira tecnológica não está decolando, o problema pode não ser totalmente óbvio. Os sinais podem incluir ver seus colegas assumindo melhores posições, ganhando mais e sendo escalados para tarefas de alto desempenho, enquanto suas habilidades e experiências não recebem o reconhecimento esperado.
Talvez seja hora de uma auto avaliação profissional.
Conversamos com uma dúzia de profissionais de TI para ajudar. 
1- Faça um mapa – Tão importante quanto saber onde você quer chegar é como você vai fazer para chegar até lá. Piera Palazzolo, vice-presidente da Dale Carnegie Training, especialista em gestão de melhoria de negócios, recomenda começar o processo com uma autorreflexão. Ter um mapa de carreira em mãos permite saber como as coisas têm evoluído ou não. Outra dica é conversar com profissionais que você admira, dentro e fora da companhia, para determinar como essas pessoas chegaram onde chegaram, o que fizeram para isso e, eventualmente, descobrir quais posições se abriram em sua empresa ou mercado.
2 - Tente novas perspectivas – Muitos gostam de falar do conceito de “transitar pelo chão de fábrica”. Mas James Stanger, diretor de desenvolvimento de produtos da CompTIA, sugere ir além das conversas com níveis distintos de sua organização e aconselha indagar aos próprios clientes de sua empresa sobre como eles enxergam o mundo. “Nas posições de gerência média, devido a exigências da rotina, as pessoas tendem a ficar meio cegas e não se colocarem no lugar dos outros”. Experimente perguntar aos seus interlocutores qual é a opinião deles sobre determinado problema. Qual a sua perspectiva? Poderiam explicar suas necessidades sobre esses temas?”.  
3 - Encontre oportunidades de liderança - Para continuar a aperfeiçoar suas habilidades de liderança, procure oportunidades – especialmente aquelas fora do seu departamento. “Trabalhos, mesmo que voluntários, que o exponha a contatos com diretores são sempre uma boa. Saia do seu silo e mais pessoas saberão quem você é”, diz Carly Goldsmith, especialista em carreira. Ela sugere procurar projetos e comitês que lhe ajudem a desenvolver novas habilidades. 
4 - Seja perfeccionista – Claro que ninguém é perfeito, portanto, a mensagem aqui é: procure mais responsabilidades e desempenhe sua função de maneira que extrapole as expectativas. Sean Andersen, diretor de serviços interativos do parque de diversões Six Flags, trabalha com gerentes de TI espalhados por 18 locais. Ele percebe que aqueles profissionais que estão preocupados em apenas “manter a casa em ordem”, normalmente, passam desapercebidos. Agora, os que se arriscam alguns projetos ganham pontos em oportunidades futuras. 
5 - Aprenda constantemente e compartilhe suas descobertas –Cuide para não ficar obsoleto. Eis um conselho valioso tanto para atributos de ordem técnica quanto gerencial. Todo mundo precisa construir constantemente novas habilidades e reciclar conceitos antigos. “A ideia é permanecer em constante aprendizado”, comenta Stanger, da CompTIA. Busque cursos, certificações, etc. Quem é igual aos outros trabalhadores terá que trabalhar mais para se diferenciar.  
6 - Compense seus defeitos – Reed, CTO da GE Capital, admite que, no passado, não pensava muito sobre o impacto de suas decisões sobre outras pessoas. Com isso, não via muitos problemas até que eles estourassem nas suas mãos. No longo prazo, isso pode minar uma carreira. Agora, ele tenta ficar atento aos “pontos cegos” de suas capacidades e trabalha para manter em mente que precisa compensar isso de alguma forma. “Ouça os membros de sua equipe, seus pares e seus supervisores”, aconselha Bernadette Rasmussen, vice-presidente e CTO da Health Care Service Corp. (HCSC). 
7 - Saiba como sua empresa ganha dinheiro… - Não basta ter uma noção genérica de como a roda gira na sua companhia. Os requerimentos são cada vez mais elevados. Assumir uma posição de liderança exige que você saiba como a organização opera e, o mais importante, como ganha dinheiro. “Muitas pessoas simplesmente não ligam para isso”, observa Reed, que aconselha gastar mais tempo com colegas das divisões de negócios para colher insights que o ajudem a tomar decisões mais espertas, mesmo que sejam para ser aplicadas apenas no departamento de TI. Se for o caso, compreenda quais ferramentas têm maior impacto no resultado da companhia e priorize esse tipo de projeto. 
8 - … e use o conhecimento aplicado a resultados de negócio – Um gerente médio de TI certamente conhece bastante de tecnologias. Aqueles que aspiram por uma posição C-Level devem estabelecer determinadas prioridades para entender como suas entregas e prioridades beneficiam a companhia. Resumindo: entregue ROI. “É preciso mudar a perspectiva de apresentar os benefícios da tecnologia para apresentar a forma como aquela tecnologia impacta nos resultados da organização”, comenta Rasmussen da HCSC. “Conecte pontos uma perspectiva de adição única de valor para suas atividades”, completa. 
9 - Seja o especialista que as pessoas procuram – Seja mais do que aquele cara que sabe bastante sobre determinado assunto... seja “O” cara. Theresa Caragol aprendeu isso durante sua escalada nas estruturas corporativas. “Se você é o melhor e tem profundo conhecimento, as pessoas dirão ‘Quer entender sobre isso? Converse com aquela pessoa’”, afirma a executiva que agora é vice-presidente de canais da Extreme Networks que se posiciona como especialista em Software Defined Networking (SDN).
10 - Não puxe o tapete – Quem quer brilhar, precisa saber fazer o time brilhar junto. Assim, talvez em vez de puxar o tapete do seu superior hierárquico, o melhor seria fazê-lo crescer na organização, para que possa levá-lo para cima também. Tenha conversas francas e regulares com esse profissional expondo seus objetivos e interesses. Coloque o mesmo esforço naqueles que estão abaixo de você, o que pode ajuda-lo bastante a ter a atenção pela qual luta. 
11 - Evite tropeços – Para evoluir de maneira menos dolorosa possível, preste atenção esses três pontos:
1. Não espere sentado por uma oportunidade. Ela dificilmente cairá do céu;
2. Não enrole em um trabalho que não goste ou que seja inadequado. Isso o deixará desmotivado;
3. Não se esconda. Ficar preso à sua zona de conforto não é uma boa alternativa.

Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia