Navegação

Os 100 anos de Dom José Maria Pires, o Dom Pelé


Dom José Maria Pires (Foto: Arquivo da Arquidiocese da PB)


Conhecido como Dom Pelé, o quarto arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires se vivo fôsse teria completado no último dia 15 de março, seu centenário de nascimento.

Para comemorar a data, uma missa foi celebrada pelo atual arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manuel Delson, uma missa na Catedral Basília de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

O Centro Cultural São Francisco, no centro histórico de João Pessoa, está realizando uma exposição sobre a vida do arcebispo, que inclui memorabilia, objetos pessoais, medalhas e paramentos. O curador é José Augusto de Morais, da Arquidiocese da Paraíba; 


Ele nasceu no distrito de Córregos, pertencente ao Conceição da Mata Dentro (MG) em 15 de março de 1919. 

Filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus, que chegou a trabalhar como lavadeira para o presidente Juscelino Kubistcheck, ele ingressou no seminário de Diamantina (MG), aos 12 anos de idade.

Se ordenou sacerdote em 20 de dezembro de 1941, e a ordenação episcopal em 22 de setembro de 1957. Seu lema episcopal era Scientiam Salutis ( A ciência da salvação).

                     Dom José Maria Pires (Foto: divulgação)

Completou 70 anos de ordenação sacerdotal e 60 anos de episcopado, quando atingiu a compulsória resolveu voltar a ser um simples missionário residindo na arquidiciose de Belo Horizonte.

Dom Pelé foi um dos que assinou o "Pacto das Catacumbas", documento assinado por um grupo de padres que se comprometeuy a levar uma vida de pobreza, rejeitando os privilégios do poder e colocando os pobres como prioridade no ministério pastoral.

O Arcebispo emérito da Paraíba, faleceu na noite de 27 de agosto de 2017, aos 98 anos, após sentir-se mal em Belo Horizonte  e seu nome será dado ao Hospital Metropolitano de Santa Rita na Paraíba e que será inaugurado em breve.
.




Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia