Navegação

ST.AUGUSTINE - A CIDADE MAIS ANTIGA DOS EUA



                                          Leão de St. Augustine  (Foto: Rogério Almeida)

O espanhol Pedro Menéndez de Avilés iniciou a conquista da chamada “Províncias da Florida” ao fundar a cidade de St. Augustine, no dia 8 de setembro de 1565. Depois de ser atacado por piratas, o conquistador conseguiu chegar e se instalar no único povoamento que conseguiu sobreviver. Estava sendo criada assim a primeira cidade dos Estados Unidos, e desde o seu início até 1763 era uma colônia espanhola com um pequeno posto militar.

The Flagler College, ex-Hotel Ponce de León, um dos
100 top edifícios dos EUA
Foto: Rogério Almeida

          Com a derrota da Espanha na Guerra dos Sete Anos, em 1763, pelo Tratado de Paris, o país foi obrigado a ceder a Florida para a Grã Bretanha, ficando assim durante os próximos vinte anos, época em que muitos residentes deixaram a cidade.

          Em 1784, a Flórida voltou a fazer parte novamente da Espanha e em 1821 a Florida foi cedida aos Estados Unidos, quando em 1845 passou a ser o 27º estado americano.

                       The oldest school house in the US (A escola mais antiga dos EUA)
                                            Foto: Rogério Almeida
                                      
            Quem visita St. Augustine percebe que está tudo aqui. A primeira escola, a casa mais antiga  e a primeira fortificação em todo o estado americano, o Castelo de São Marcos.

                           Castelo de São Marcos (Foto: Rogério Almeida)


          St.Augustine também possui a mais antiga igreja e missão católica dos Estados Unidos, de 1597.

          Um passeio pelo centro histórico da cidade, nem parece que estamos na Flórida, mais conhecida pelos parques e praias.


                               Leão de St.Augustine  Foto: Rogerio Almeida

            Há muito o que se ver na cidade por isso recomendo para quem a visita pela primeira vez a optar pelo tour histórico no Red Train Tours com passes para 1, 3 ou 5 dias (www.Ripleys.com/Red Trains), ou o Old Town Trolley (www.trolleytours.com) e de novembro a janeiro destaque vai para o “Noites de Luzes” quando o turista percorre os principais pontos turísticos completamente iluminados com decoração natalina (www.nightsoflights.com).

                                A Fonte da Juventude (Foto: Rogerio Almeida)

              O passeio de trenzinho leva a lugares distante do centro histórico como a Fonte da Juventude, hoje parque arqueológico Ponce de León, onde acampou o fundador da cidade , o Templo Missão Nome de Deus e o belo farol de 1874, na Ilha de Anastasia, que não sofreu nenhum dano nos recentes furacões que assolaram a costa da Flórida. No local existe um bem montado museu naval e vale a pena subir os degraus e ir no topo do Farol de onde se descortina uma bela visão de St. Augustine. 
  
           A Fonte da Juventude é uma homenagem a outro conquistador espanhol, Juan Ponce de León, que em 1493 fez parte da segunda viagem de Cristovão Colombo às Américas. Depois de participar da conquista da ilha Hispaniola, hoje República Dominicana e Haiti, Ponce de León segundo relatos também esteve nas praias de St. Augustine, à procura da chamada Fonte da Juventude. Pode até ser que ele não tenha chegado aqui, mas hoje o local leva o seu nome e é uma das áreas de arqueologia mais bem preservadas da Flórida.


  Vestimentas da família de Henry Flagler - Flagler College 
  Foto Rogerio Almeida



           Depois do passeio no trenzinho, recomendo um roteiro a pé pelo centro da cidade, começando pela Catedral Basílica, construída no final do século XVIII e é a única igreja colonial espanhola que sobreviveu até hoje na Flórida.   



                      Monumento a Henry Flagler (Foto: Rogério Almeida)


               Toda a riqueza histórica de St. Augustine também se deve a um homem, o milionário da Standard Oil, Henry Morrison Flagler, que ao vistar a cidade ficou tão apaixonado que resolveu não só morar, mas construir hotéis e palácios, transformando uma pequena comunidade num grande destino turístico.  

               Henry Flagler em 1870 se uniu aos irmãos John D. Rockefeller e William Rockefeller e fundou a Standard Oil, tornando-se um dos homens mais ricos dos Estados Unidos.
   
                The Lightner Museu (Foto: Rogério Almeida)

              As construções são suntuosas, entre elas está o Hotel Ponce de León, hoje Flagler Museu, o Hotel Alcazar, hoje Lightner Museu,  onde recentemente foi realizada uma exposição de vestimentas da série televisiva Downtown Abbey, a Igreja Memorial Presbiteriana Flagler e a Grace (United) Igreja Metodista. 


            Vestimentas de Downtown Abbey em exposição em St. Augustine 
    Foto: Rogério Almeida


              A magnífica abóbada Flagler College  Foto Rogerio Almeida

             Durante a II Guerra Mundial, o Hotel Ponce de León se tornou o quartel general da Guarda Costeira de Reserva dos Estados Unidos. Em 1968 e até hoje se transformou em uma das escolas mais prestigiadas da Flórida, o Flagler College, reconhecido como um dos campi mais belos do país.


                                 Casa Monica  antigo Hotel Cordova, Foto Rogerio Almeida

      Destaque ainda para o Casa Monica Hotel, que no tempo de Flagler se chamava Hotel Cordova. 

         Já o Flagler College, que foi o hotel Ponce de León, diariamente é realizado um tour pelas suas dependências, onde o visitante tem o privilégio de ver a riqueza de detalhes da magnífica abóbada na entrada e do belo restaurante que serve aos estudantes. 
                                                                                    
         Henry Flagler também construiu a Grace Igreja Metodista de St. Augustine, em 1887, em estilo renascentista espanhol, pelos arquitetos de Nova York, John Mervin Carrère e Thomas Hastings.  

     Uma visita a St. Augustine não seria completa sem o visitante subir os 219 degraus do Farol e Museu Marítimo. Afiliado ao Museu Smithsonian de Washington, é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade.(www.staugustinelighthouse.org).

       Em 2015 a cidade se enfeitou para comemorar os 450 anos, com a realização de desfiles, shows e performances que teve até um ator caracterizado de Pedro Menéndez rememorando a cena de fundação.

    A cidade de St. Augustine ingressa neste século XXI como um dos mais populares destinos turísticos da Flórida. Quem visita a cidade pela primeira vez sai encantado com tantas atrações turísticas.


          Zach McKenna conduz o passeio pelo estuário de St Augustine (Eco Tour)                                                       Foto Rogerio Almeida

       Destaque para o tour gastronomico “The Tours” pelos principais restaurantes da cidade pela Red Roaster Tours e que tem como condutor Corley Chapmane o St. Augustine Eco Tour (www.staugustineecotours.com) conduzido por Zach Mckenna pela maravilha do estuário da cidade.


     Corley Chapman do Red Roadster Tours  que leva os turistas pelos restaurantes de St. Augustine  Foto Rogerio Almeida

          St. Augustine não é uma cidade para se conhecer em apenas um dia. Quem aqui chega pela primeira vez sempre retorna e encontra algo novo. É a sua vez!.     

                                        
SERVIÇO:

O que ver

·         Castelo de São Marcos, a mais antiga fortificação dos EUA
·         Lightner Museu, antigo Hotel Alcazar, exibe objetos da história de St. Augustine e até último dia 7 de janeiro estava com a exposição “Dressing Downton TM” com as vestimentas da série televisa “Dowton Abbey”.

·       Flagler College, ex- Hotel Ponce de León

·       Farol de St. Augustine e Museu Marítimo (www.staugustinelighthouse.org)
m                   
Believe It or Not Museu ( FOTO: ROGÉRIO ALMEIDA)
·         
·         ·   Believe It or Not Museu, a casa original deste museu que reúne muitas curiosidades. (www.Ripleys.com/StAugustine)


O autêntico Museu dos Piratas de St. Augustine Foto Rogerio Almeida



·           ·    Museu dos Piratas e Tesouros (Pirate & Treasure Museu) - reúne a maior coleção de autênticos artefatos dos piratas.  (www.ThePirateMuseum.org)

 ·   · Oldest Wooden School House, a mais antiga escola dos EAUA (www.OldestWoodenSchoolHouse.com) O visitante recebe um diploma pela visita.

·            ·   Fábrica de Chocolate Whetstone- com visitas diárias e tour pago com direito a experimentar alguns chocolates. (www.whetstonechocolates.com)

·   ·   Potter´s Wax Museum, o primeiro museu de cera dos Estados Unidos (www.PottersWaxMuseum.com)



·         ·   Villa Zorayda Museu, antiga residência particular de Franklin W. Smith (1883) é uma reprodução do Palácio de Alhambra em Granada, Espanha. Destaque para um tapete egípcio de mais de 2.400 anos. (www.VillaZorayda.com)

Onde ficar


                           Hotel Marker 8 (Foto: Rogerio Almeida)

 Marker 8 Hotel & Marina
Hotel novo do outro lado da Ponte dos Leões, com vista magnífica para o centro histórico de St. Augustine e o rio Matanzas. (
www.marker7andmarina.com,  e-mail: reservations@marker8hotel.com

Hilton Historic Bayfront- Localizado no centro histórico, na Avenida Menéndez,32, permite percorrer a pé as atrações turísticas locais. Destaque para o restaurante do hotel, Avilés.
The Collector Luxury Inn & Gardens- Para quem gosta de luxo e exclusividade, onde antes era o Museu Dow está o The Collector´s com 30 apartamentos exclusivos e nove mansões históricas do século XVIII.  Destaque para as Suítes Emerson e Flagler. ( www.thecollectorinn.com)

Onde comer

A gastronomia de St. Augustine é rica e variada, com predomínio para a cozinha norte-americana, om toque sulista e europeu. O Catch 22 (Charlotte Street, 40) com sua comida parecida com a de Nova New Orleans é a pedida. Abre de segunda a sexta, de 11:30 manhã a 4 da tarde (www.catchtwentyseven.com)
Café Alcazar, localizado no Lightner Museu Antique Mall é o local ideal para um fim de tarde, com seus crepes, sopas e música ao vivo (www.thealcazarcafe.com)


Informações turísticas:

St. Augustine, Ponte Vedra & The Beaches Visitors and Convention Bureau
29 Old Mission Av.


Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia