Navegação

Recife lança edital de festival nacional para selecionar novos frevos



Festival tem disputa em cinco categorias de frevo. 
(Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

A Prefeitura do Recife lançou o edital do Festival Nacional do Frevo 2018. Os interessados em participar da seleção de novas músicas do gênero pernambucano têm entre os dias 19 de fevereiro e 30 de março para se inscrever na disputa.

Todos os detalhes sobre o concurso estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura e no portal da Prefeitura do Recife.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente. Para iusso, o candidato deve ir ao Centro de Documentação do Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. Também será possível fazer a inscrição por meio do site.

Segundo a Fundação de Cultura do Recife, o festival pretende amplificar a divulgação, a circulação e a atualização do gênero musical. Para isso, serão realizados concurso, apresentações, rodas de mestres, oficinas e registros que promovam o reconhecimento de artistas.

O edital prevê inovações este ano. Não serão concedidos prêmios em dinheiro, mas garantia de apresentações por todo o estado. Estão previstas, ainda, produção de material audiovisual para facilitar a divulgação nas redes sociais e horas de gravação em estúdio profissional.

Serão cinco categorias: Frevos de Rua, Frevo de Bloco, Frevo Canção, Frevo de rua para Grupos Camerísticos e Frevo de Rua - Releitura.

As músicas inscritas passarão por uma comissão curadora que definirá 30 composições. Elas serão apresentadas ao público em três eliminatórias. A final contará com 15 canções e acontecerá no fim de maio.

Eliminatórias

As eliminatórias vão acontecer ao longo de 2018, nas unidades do Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), bem como no Paço do Frevo.

A final, prevista para o dia 25 de maio, acontecerá no Teatro de Santa Isabel, no Centro da capital. Os vencedores ganharão uma apresentação no Carnaval do Recife, uma gravação audiovisual da música vencedora e uma apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns (Agreste) 2018.

Os segundo e terceiro lugares também ganham uma apresentação no Recife. O vice-campeão será contemplado com uma gravação master da sua música
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia