Navegação

Festival de Música Clássica lota igrejas históricas da PB



O Adro da Igreja de São Francisco no Centro Histórico de João Pessoa, foi palco neste domingo (26) da abertura do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.



                                       Fotos- Kleide Teixeira



A apresentação de abertura teve a regência do maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), que contou com a participação especial de Wagner Tiso e Leo Gandelman, como solistas.

O concerto foi aberto com o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Orquestra Sinfônica Municipal e, em sequência, os solistas Leo Gandelman e Wagner Tiso iniciaram suas participações. 


Durante a apresentação, Leo Gandelmam destacou que estava apresentando arranjos inéditos, como na música “Furuvude” (Leo Dandelman e Willin Magalhães).

Fechando a abertura, os dois solistas tocam juntos músicas conhecidas como “Wave” (Tom Jobim) e “Chega de Saudade” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), entre outras.

Promovido pela Prefeitura da Capital, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o evento, que tem o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura, será encerrado dia 2 de dezembro, com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.

Nos sete dias de evento, a Capital terá 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista), e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano), que serão realizadas no Hotel Globo, Igreja de São Francisco e no Centro Cultural Casa da Pólvora, sempre no período da manhã.

A programação completa do Festival pode ser conferida no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/

Horários – Além da participação de músicos da cidade e de outros estados do Brasil, João Pessoa vai receber nomes da Bulgária, Geórgia, Holanda, Islândia, Israel, Polônia, República Checa, Rússia e Ucrânia. A partir desta segunda-feira (27), concertos vão ser realizados sempre no período da tarde. Serão quatro apresentações por dia, a partir das 14h30 (Mosteiro de São Bento), seguida de outras às 16h (Primeira Igreja Batista), 18h (Igreja do Carmo) e 20h (Igreja de São Francisco). Os concertos do sábado (2) serão às 14h (Igreja da Misericórdia) e às 17h (Parque da Lagoa), no encerramento do Festival.

Escolas municipais – As escolas da Rede Municipal de Ensino estarão representadas no 5º Festival Internacional de Música Clássica. Foram selecionadas 41 unidades públicas do município, que levarão alunos para assistir aos concertos a partir da segunda-feira (27). Além disso, cinco escolas vão receber músicos para uma roda de diálogo e apresentação.
 

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia