Top Destinos Turísticos marca presença em oficinas da Aprecesp

Pórtico da cidade de Peruíbe, litoral Sul de São Paulo

O prêmio Top Destinos Turísticos foi destacado nos encontros sucessivos realizados pela Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de SP, em Brotas, Guaratinguetá, Itanhaém e Atibaia. Em formato de oficinas, a cargo do Senac, resultaram em troca de experiências e disseminação de práticas para instruir e motivar a boa divulgação dos atrativos turísticos municipais. "Plano Diretor de Turismo e Pesquisa de Demanda são indispensáveis para posicionar o destino, quer seja Estância, MIT ou Município de Vocação Turística”, ressalta Fernando Zuppo, gerente executivo da Aprecesp.

Em quatro oficinas, na primeira quinzena de agosto, discutiu-se como realizar um Plano de Marketing, especialmente sobre planejar e criar canais de comunicação de baixo custo, ofertados por diferentes redes sociais, quando o Top Destinos Turísticos foi apresentado como um exemplo criativo. 

Aristides de La Plata Cury, presidente do Skål São Paulo, presente nas quatro oficinas, tem reiterado que, ao disputar os votos, cada município paulista faz uso inteligente de ferramentas poderosas, tanto as tradicionais, de propaganda e promoção, quanto do chamado marketing de WEB, assegurando-lhe benefícios adicionais, independentes dos oferecidos aos destinos campeões.

“Com o convite do querido Zuppo, para palestrar nas oficinas, a Aprecesp dá mais uma demonstração do comprometimento, desde o nascedouro do Top Destinos Turísticos, com a parceria entre ADVB e Skål SP. E, com isso, estimulando a consolidação ou início da adesão, por meio de quase 400 participantes, entre secretários de Turismo e de Comunicação, gestores municipais, vereadores e lideranças empresariais, de mais de 70 municípios”, ressalta Aristides Cury.

As oficinas Aprecesp-Senac

A capacitação “Desenvolvimento Estratégico do Turismo” aconteceu em quatro polos (Atibaia, Itanhaém, Brotas e Guaratinguetá), reunindo as 70 Estâncias Turísticas do Estado de SP e MITs (Municípios de Interesse Turístico). Em cinco baterias de oficinas, de abril a agosto, foram trabalhados os temas:

1 - Cenário Atual: Como analisar e construir uma estratégia de trabalho;

2 - Tendências: Um referencial estratégico para a próxima década;

3 - Plano Plurianual: Pensar o futuro e agir no presente;

4 - Governança integrada e compartilhada: como desenvolver e potencializar os recursos locais;

5 - Marca: Investimento e promoção da competitividade.

Parceria entre Aprecesp e Senac, ministrada pela Unidade Jundiaí, as oficinas contaram com os docentes em turismo Ana Lívia Reis, Valéria Andrade de Thomaz e Roberto Araújo. Segundo Ana Lívia: “Na oficina sobre Plano Plurianual, tivemos a participação do professor Paulo Galvão e na oficina Marca, a contribuição de Gabriel Pitta, responsável pela Comunicação da Aprecesp, e Aristides Cury, todas elas coordenadas e acompanhadas por Fernando Zuppo”.

Em setembro, serão entregues os certificados para os participantes.

Os quatro polos :

Itanhaém

Peruíbe, Bertioga, Cananéia, Eldorado, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Atibaia

Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Embu das Artes, Embu das Artes, Holambra, Ibiúna, Itu, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Poá, Ribeirão Pires, Salesópolis, Salto, São Roque, Serra Negra e Socorro.

Brotas

Águas da Prata, Águas de Santa Barbara, Águas de São Pedro, Analândia, Avaré, Batatais, Brotas, Caconde, Campos Novos Paulista, Ibirá, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Ilha Solteira, Nuporanga, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Paranapanema, Pereira Barreto, Piraju, Presidente Epitácio, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, São Pedro e Tupã.

Guaratinguetá

Aparecida, Bananal, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Tremembé e Ubatuba.
Compartilhe on Google Plus

Escrito por Mario Pinho

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia