Navegação

Curitiba se consolida na rota do turismo de negócios e eventos

Parque Barigui, local de encontro e lazer na capital

A cada ano Curitiba consolida sua posição como um dos principais destinos do Brasil para o turismo de negócios e eventos. Para 2017, a expectativa é de que a cidade sedie 215 eventos e atraia mais de 350 mil turistas apenas neste segmento.

Em 2016, 157 eventos profissionais e técnico-científicos aconteceram na capital paranaense, trazendo 121 mil turistas para a cidade. O balanço é do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB). A média de permanência dos turistas de negócios foi de 3,17 dias e estima-se que o fluxo de visitantes trouxe cerca de R$ 193 milhões para a economia local.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, afirma que a cidade transmite confiança aos realizadores de eventos, pois tem uma boa estrutura, com equipamentos modernos e em diferentes formatos, além de uma oferta completa de serviços. Além disso, diversas rodovias permitem fácil acesso à cidade e o aeroporto é reconhecido pela qualidade. "Outro fator determinante para o sucesso de Curitiba é a presença de indústrias, universidades e centros médicos e científicos que são referênciais nacionais e até mesmo mundiais", diz Tatiana.

Sobre os planos para 2017, Tatiana afirma que o Instituto Municipal de Turismo planeja tornar a cidade ainda mais competitiva na atração de eventos. “Estamos revisando nossa política de apoio à realização de eventos de negócios. O objetivo é atrair mais eventos, mas também fazer com que o turista tenha uma experiência cada vez melhor”, explicou Tatiana.

A aproximação com o setor privado também faz parte do planejamento do Instituto. O presidente do CCVB, Adonai Aires de Arruda Filho, confirma que a iniciativa é importante para o fortalecimento da cidade. “Os resultados positivos alcançados em 2016 são consequência de um trabalho sólido do CCVB e da união dos empresários do setor”.

Internacional

No mais recente anuário estatístico, divulgado em 2016, o Ministério de Turismo aponta que Curitiba foi o terceiro destino mais visitado por turistas internacionais com foco em negócios, eventos e convenções, com 4,2% da demanda total do País. A cidade ficou atrás de São Paulo (1º) e Rio de Janeiro (2º).

O anuário publicado em 2016 reúne dados referentes à 2014 e 2015. Em 2015, dentre os visitantes internacionais que vieram ao Brasil por “outros motivos” a capital do Paraná ficou com o quinto lugar, com 4,8% da demanda total.











Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia