Navegação

Secretário de Turismo de Pernambuco é eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)

x
Felipe Carreras

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, foi eleito o novo presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Nesta quarta-feira (5), em São Paulo-SP, onde o fórum se reuniu, o secretário foi escolhido para gerir o Fornatur com um mandato de um ano. Com o resultado, Carreras se tornou o primeiro nordestino a assumir a gestão do fórum.
               Secretário de Turismo na escolha de Felipe Carreras (Foto: Blenda Souto Maior)

A eleição desta quarta (05/04) marcou o segundo encontro do fórum em 2017, realizado paralelamente à WTM – World Travel Market – Latin America, a principal feira de viagens e turismo do continente. 
Na oportunidade, Felipe Carreras foi aclamado presidente pelo colegiado, formado pelos secretários de estado de turismo e presidentes de órgãos estaduais de turismo. 
Na chapa única, também foram eleitos Gustavo Arrais (Secretário de Turismo de Minas Gerais) e Leandro Garcia (Secretário de Turismo de Goiás) para 1º vice-presidente e 2º vice-presidente, respectivamente. 
“Estou muito honrado em assumir o posto de presidente do Fornatur. É uma grande oportunidade para não só fomentar o turismo em todos os Estados do Brasil, como aproveitar para trazer cada vez mais Pernambuco ao centro das discussões e tratativas envolvendo o tema. Vou me dedicar para que o turismo nacional cresça ainda mais”, pontuou Carreras.
Felipe Carreras pretende trazer para o âmbito turístico nacional 12 propostas que foram elaboradas na oportunidade da criação da chapa ao cargo máximo do Fornatur. 
Entre elas, estão o retorno dos voos mistos ou de cabotagem (voos internacionais com trechos domésticos)  para dinamização da malha aérea, a diminuição da Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC), o incentivo à aviação regional para maior integração entre as regiões do País, a articulação com senadores e deputados para ampliação dos recursos voltados ao turismo, a criação de comitês para monitoramento e discussão de temas relevantes à área, a institucionalização do Fornatur junto ao Ministério do Turismo para implantação de políticas públicas voltadas ao setor nos âmbitos estaduais e municipais, a legalidade dos cassinos junto ao Congresso Nacional visando à criação de emprego e renda e a isenção do  pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para o setor hoteleiro a fim de promover mais competividade e investimentos pelo referido setor.
Além disso, Carreras propõe outras frentes, como a liberação de vistos para americanos, japoneses, australianos e canadenses, o estímulo a reuniões periódicas com representantes da cadeia produtiva para fomentar as parcerias público-privadas, a possibilidade de retomada de repasse de recursos do Ministério do Turismo (descentralização de verbas) para os Estados visando à promoção dos destinos turísticos nacionais e o apoio à realização do Encontro Nacional de Presidentes e Gestores das Instâncias de Governança Regionais a fim de promover a troca de experiências e nivelamento de informações sobre o tema. “Todas as propostas são para ratificar o turismo como pilar estratégico da economia brasileira. É necessário alinhar a experiência do setor privado e do setor público de forma integrada para garantir uma maior sintonia do setor e igualidade de benefícios para a atividade em todo o País”, ressaltou o novo presidente.

FORNATUR - O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) foi criado em 7 de novembro de 2000, contando com o apoio da Embratur e do então Ministério do  Esporte e Turismo. Trata-se de um colegiado que se reúne para deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais.  É um grupo de representatividade e legitimidade da gestão turística dos estados em comunicação direta com os governos estaduais e com as demais autoridades dos poderes constituídos em nível nacional e estadual.
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia