Navegação

Prefeitura e Governo definem reforço na segurança de pontos turísticos de Fortaleza

André Santos, Darlan Leite, Élcio Batista, Arialdo Pinho e Alexandre Pereira

A segurança de Pontos Turísticos de Fortaleza esteve na pauta de uma reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, na Casa Civil, com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Santos; do secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho; do chefe de gabinete do governador Camilo Santana, Élcio Batista; do secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira; e do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Darlan Leite. A reunião teve como motivação o assalto a um corredor na última sexta-feira, na Avenida Beira-Mar.

Durante a reunião foi definido o reforço efetivo de policiais na Avenida Beira-Mar, além da implantação de duas novas bases da Polícia Militar (PM), na orla. “A Beira-Mar já conta com três bases, uma em frente ao Náutico, outra próxima à Estátua de Iracema, local da antiga Casa do Turista, e a terceira, no Mercado dos Peixes, onde funciona a Central de Monitoramento. Todos esses espaços foram cedidos pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) à PM. As duas novas (bases) serão instaladas nas proximidades do Ideal Clube, próximo ao Espigão da Avenida Rui Barbosa e a outra, no Aterrinho da Praia de Iracema”, informa o secretário Alexandre Pereira.

Outra ação a ser implementada de imediato é o retorno da Delegacia de Proteção ao Turista à Praia de Iracema. Desde 2014, a Delegacia que atuava no local passou a funcionar no mesmo prédio do 2º Distrito, no bairro Aldeota.

“O retorno da Delegacia à Praia de Iracema fortalece ainda mais o plano de revitalização e ocupação daquele espaço. Estaremos ainda integrando a Guarda Municipal e Polícia Militar para reforçar toda a segurança do local. A ideia é termos um policiamento permanente da Guarda Municipal circulando em bicicletas”, destacou o secretário. Ainda de acordo com Alexandre Pereira, duas novas reuniões devem acontecer ainda nesta semana. 

Outra questão pontuada durante o encontro foi a possibilidade de os hotéis da Beira-Mar, filiados à ABIH-CE, disponibilizarem as imagens das câmeras de vigilância externas para a Central de Monitoramento da PM. Atualmente, cerca de 10 empreendimentos hoteleiros dispõem de sistema de monitoramento externo. Após os hotéis, a ideia é estender a ação também para os condomínios residenciais.

Em março do ano passado, o Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor, e a iniciativa privada, através da ABIH-CE, inaugurou a Central de Monitoramento que funciona no Mucuripe e conta com 29 câmeras "speed dome", com função giratória e alcance de até 200 metros. Os equipamentos estão distribuídos entre a orla da Praia de Iracema até o final da Beira-Mar, no Mucuripe, compreendendo seis quilômetros. As imagens são acompanhadas 24 horas, em tempo real.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia