Navegação

Como limpar estofados de carros

Saiba como fazer para manter os bancos sempre limpos, tanto os revestidos de tecido quanto os de couro.

Acompanhe as dicas 


Divulgação
Para limpar estofados de carro basta usar os elementos adequados e seguir regras básicas de conservação

Quem tem crianças pequenas sabe o quão difícil é manter o carro limpo e organizado. É sorvete pingando de um lado, refrigerante de outro, salgadinho esparramado pelo banco. E não é preciso ter filhos para ser um especialista em saber como limpar estofados de carros. Jovens também costumam deixar o veículo bagunçado, com tudo espalhado pelos bancos, incluindo muita sujeira.

É claro que não dá para mandar o carro para uma limpeza completa toda vez que alguém derruba o conteúdo da latinha no tecido. Vale mais a pena aprender como limpar estofados de carros de forma caseira para conter emergências e evitar custos. Confira esse passo a passo.

Receita caseira de como limpar estofados de carros

Esse tutorial serve para aquelas manchas e sujeiras no estofado que insistem em aparecer ao fim da noite ou depois de uma viagem. Feita com ingredientes facilmente encontrados em casa ou no supermercado, a receita não só limpa como deixa também um cheirinho agradável no interior do carro.

Você precisará de:

- 500 ml de água;
- ¼ de uma xícara de álcool;
- 1 colher de bicarbonato de sódio;
- 1 colher de amaciante de sua preferência;
- 1 colher de vinagre branco.

O álcool ajuda na secagem da mistura após ser aplicada no estofado, enquanto o vinagre desinfeta o ambiente. O bicarbonato serve para limpeza e o amaciante deixa o cheiro agradável – principalmente quando as manchas são causadas por bolor, umidade ou comida estragada.

Antes de iniciar a limpeza do estofado do carro com a mistura passe o aspirador de pó pelo estofado para remover farelos e poeira e complete passando um pano macio seco.

Feito isso, umedeça um pano macio com a mistura, torça para tirar o excesso e passe pelo estofado fazendo movimentos circulares. Se houverem manchas reforce a limpeza na área até remover por completo.

Por último, deixe as portas abertas para ventilar o interior do veículo e ajudar na secagem. Em hipótese alguma tranque o carro após a limpeza: a umidade contribui para proliferação de fungos e mofo. Se estiver com pressa ou o clima não ajudar, use um secador de cabelo ou papeis absorventes.
Como manter a limpeza do estofado em dia

Limpar estofados de carros demanda tempo e dedicação, portanto não é sempre que conseguimos deixar o interior do veículo um brinco. Por isso, é importante manter no carro alguns itens que socorrem em caso de sujeiras inesperadas. O Kit Limpeza deve conter:

- Lenços umedecidos, para remoção da sujeira;
- Pano macio e absorvente, para secar;
- Saco de lixo, para jogar papéis de bala, latinhas, copos e derivados;
- Escova de limpeza, para remoção de farelos.

Já para combater os maus cheiros a dica é manter no carro um saquinho com grãos de café ou com carvão, duas coisas que evitam a proliferação dos aromas. Cascas de frutas cítricas também deixam um aroma agradável no ambiente.


Aprender como limpar estofados de carro é importante não só para tornar o interior do veículo melhor e mais agradável, mas também para evitar manchas e corrosões que podem desvalorizar o veículo caso você decida vendê-lo no futuro. O ideal é realizar a limpeza completa uma vez a cada dois meses.


Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia