Navegação

"Demanda turística deve aumentar 20% nesta alta estação"



A partir do dia 15 de dezembro até o final do Carnaval, a demanda turística no Ceará deve aumentar em torno de 20%, em relação mesmo período de alta estação anterior. A projeção é do presidente da CVC Viagens, Guilherme Paulus, convidado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) para dar a palestra “Empreendedorismo - Cases de Sucesso CVC e GJP Hotéis”, no Centro de Eventos do Ceará.

Conforme ranking da CVC, Fortaleza caiu da segunda colocação para a quarta em venda de pacotes turísticos. Os problemas estariam ligados a problemas burocráticos no processo de licitação para escolha da empresa responsável pela publicidade do Ceará. Segundo Arialdo Pinho, secretário estadual de turismo, a licitação pela Casa Civil deve ser realizada em até 10 dias. “Creio que semana que vem isso esteja resolvido”, calcula.

Para Paulus, a publicidade é imprescindível não só para o Ceará, como para todo o País. “Só é visto quem aparece e graças a Deus o turismo entrou no gosto do brasileiro”, diz ele, ressaltando que com a alta do dólar, há uma tendência de aumento do fluxo interno de turistas. Segundo ele, o Ceará conta hoje com uma média de chegada anual de 20.500 turistas. Ele atribui o bom número a pontos turísticos como a Praia de Jericoacoara, o Beach Park e a Praia do Cumbuco.

Além de falta de divulgação, Paulus aponta o corte nos voos como fator prejudicial ao Ceará enquanto destino turístico. Otimista com a alta temporada, ele defende uma integração dos diversos setores ligados ao turismo. “Acredito que o Ceará se recupere, ano que vem vamos ter bastante verba. É importante a união de bares, restaurantes e empresas de receptivo”.

Gastos dos estrangeiros

Dados divulgados ontem pelo Ministério do Turismo apontam que os gastos de estrangeiros no Brasil registraram alta de 6,57%, nos últimos dez meses, em comparação ao mesmo período de 2015. Os gastos do turista internacional no País somaram US$ 5,1 bilhões, ante os US$ 4,79 bilhões de 2015. A expectativa do presidente da CVC é que o gasto seja ainda maior. “Tivemos as Olimpíadas (do Rio) e agora estamos trabalhando muito forte nas feiras internacionais”, diz Paulus.

Lígia Costa / O Povo
David Motta / DIVULGAÇÃO
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia