Rádio Batuta comemora 10 anos

A Batuta, rádio de internet do Instituto Moreira Salles, completa dez anos. Para celebrar, a rádio lança um curso online gratuito, com quatro vídeos, ministrado pelo cantor e compositor Romulo Fróes. Todas as aulas gravadas já estão disponíveis no canal de YouTube da Batuta.


                              Instituto Moreira Salles Foto: Acervo IMS

Intitulado A música popular brasileira no século 21, o curso parte das origens do disco no país para chegar à produção atual, em que todo artista pode gravar seu próprio trabalho. Fróes mostra tanto reflexões teóricas quanto conhecimentos práticos, baseados em sua experiência como produtor musical em discos recentes de nomes como Elza Soares e Jards Macalé, entre outros. 

No dia 22 setembro, às 19h, Fróes também participa de uma live, na qual responderá perguntas do público sobre os temas do curso. A conversa, que contará com a presença de Juliano Gentile, curador de música do IMS Paulista, será transmitida ao vivo no Facebook da Batuta. 

Lançada pelo Instituto Moreira Salles em 2010, a Batuta é uma rádio de referência sobre música brasileira. Sua programação — composta por documentários, séries, especiais e podcasts — destaca conteúdos que não são mais tão abordados em rádios comerciais. O coordenador da rádio, Luiz Fernando Vianna, reforça sua importância: "A Batuta oferece entretenimento de qualidade e programas mais aprofundados. Não é simples encontrar hoje, no Brasil, uma rádio que tenha esses dois aspectos". 

Um dos seus objetivos é divulgar o acervo de música do IMS, que tem sob sua guarda coleções de nomes como Pixinguinha, Baden Powell e José Ramos Tinhorão, além de um extenso conjunto de discos de 78 rotações por minuto, um dos maiores do país. 

Entre os documentários já produzidos pelo Batuta, estão os dedicados a nomes fundamentais da música brasileira como: Noel Rosa, João Gilberto, Jorge Ben Jor, Aracy de Almeida e Jacob do Bandolim. Em todos, especialistas e colegas de profissão comentam a carreira e a obra dos artistas. 

Outro destaque desses 10 anos é a série Pixinguinha na Pauta, transmitida ao longo de 2016. Em 14 programas, a série percorre em detalhes a vida e obra do grande compositor, relembrando arranjos históricos e entrevistando convidados. Outro especial marcante é Nu com a minha música, no qual Caetano Veloso explica ao poeta Eucanaã Ferraz o que há por trás de 54 composições suas. Ainda há, no repertório da rádio, playlists como a que celebra os aniversários de Chico Buarque. 

A rádio apresenta ainda programas, como os da série Ontem e sempre, baseados nos materiais disponíveis no site Discografia Brasileira. Lançado pelo IMS recentemente, o site conta mais de 65 mil registros de fonogramas e 46 mil áudios de discos em 78 rpm, presentes no acervo do Instituto. 

A Batuta também produz o programa semanal Playlist do Zuza no qual o pesquisador e crítico Zuza Homem de Mello comenta obras de artistas brasileiros consagrados e contemporâneos. O programa é transmitido também pela Rádio USP, de São Paulo, e pela Rádio MEC FM, do Rio de Janeiro. Atualmente, as gravações estão temporariamente suspensas devido à pandemia do coronavírus. 

Ao longo desses dez anos, a Batuta ampliou seu leque de interesses. Há, por exemplo, o programa Prelúdios, de Arthur Dapieve, dedicado à música clássica, além de documentários sobre grandes nomes do jazz, como Cole Porter e George Gershwin, realizados por João Máximo. No ano passado, também lançou o podcast Sertões: histórias de Canudos, que entrou nas listas dos melhores podcasts brasileiros de 2019 do Spotify e da Apple. 

Ainda em 2020, a Batuta lançará um novo site. A plataforma contará com conteúdos inéditos ,como o projeto Gira-disco, de Biancamaria Binazzi, totalmente dedicado às gravações em 78 rpm, além de outros destaques. 

Serviço

Curso online A Música Popular Brasileira No Século 21, com Romulo Fróes
4 aulas em vídeos 

Todos os vídeos estão disponíveis gratuitamente no canal de YouTube da Rádio Batuta: https://www.youtube.com/channel/UC8t9BbUhOEd9PP26g1TzIBA



Live com Romulo Fróes e Juliano Gentile
22 de setembro, às 19h 

Transmissão ao vivo no Facebook da Rádio Batuta:
Compartilhe on Google Plus

Postado por Roberta Monteiro

0 Comments:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia