Navegação

É hoje: (5/8): Feliz 435 anos, João Pessoa



João Pessoa é a terceira do Brasil e que já nasceu como cidade, a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Fundada em 5 de agosto de 1585, no dia de hoje (5/8) , e que está comemorando 435 anos. 

O censo de 2018, apresenta a capital, com 800 323 habitantes, sendo o município mais populoso e mais rico economicamente da Paraíba.

Aqui o clima tem uma média anual de 28 a 29 graus centígrados, e é a cidade aonde o sol nasce primeiro, por ser o Ponto Extremo Oriental das Américas. 

João Pessoa (foto aérea) 

A Região Metropolitana é formada por João Pessoa e mais onze municípios. Com excelente qualidade de vida, a capital paraibana é considerada pela International Living,  como um dos melhores lugares do mundo para se desfrutar da aposentadoria e também considerada como a cidade menos desigual e uma das melhores de qualidade de vida do nordeste .  

Eu amo Jampa (Foto: Secom/JP) 

O dia 5 de agosto, de fundação da cidade é dedicado à Nossa Senhora das Neves, daí o primeiro nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Em 1588 em homenagem ao rei Filipe II, que acumulava as coroas da Espanha e de Portugal a cidade passou a ser chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves. Durante a colonização holandesa se chamou Frederikstad, que ao lado de Mauritsstadt (atual Recife) formava as principais cidades da Nova Holanda.

Com a saída dos holandeses passou a se chamar Parahyba. em  1930, com o assassinato no Recife, do então candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas, e presidente da província João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque , passou a denominar o nome da cidade.   

Na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de "segunda cidade mais verde do mundo", ficando atrás somente de Paris, na França e ainda hoje é a cidade mais verde do Brasil, devido ao imenso Jardim Botânico, com 515 hectares em pleno centro da capital. 

Passear pelo centro de João Pessoa é reviver um passado histórico. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007, ainda hoje estão preservadas igrejas e monumentos desde os primeiros anos de fundação.

Em 2017, João Pessoa recebeu o título de cidade criativa da Unesco. E é nesta cidade que resido desde 1980, quando troquei Fortaleza, por esta capital, a qual tenho a honra de ter sido agraciado com o título de Cidadão Pessoense, e que me sinto bastante feliz (Rogério Almeida).

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia