Navegação

Sun City Resort – Uma lenda Sul-Africana

Sun City mudou a história da hotelaria na África do Sul em 1979, com a inauguração do incrível Hotel The Palace, que criou o conceito de 6 estrelas

Inspirado em um palácio de uma terra imaginária, o Hotel The Palace inaugurou o conceito de hotel 6 estrelas 
COLUNA FÁCIL: EDGONY BEZERRA

Há 41 anos, um visionário empresário sul-africano imaginou um paraíso na terra, um resort de entretenimento e fantasia para o público de seu país. Esse megaempresário se chamava Sol Kerzner e teria hoje mais de 80 anos.

Conhecido pela forte personalidade, pelo espírito de liderança e uma vocação nata para a hospitalidade, Kerzner transformou o turismo da África do Sul e do mundo durante seis décadas de atuação. Hoje seu legado inclui os hotéis Atlantis e One & Only, além da Rede Sun International onde tudo começou.

un City foi inaugurado em 1979, após 28 meses de construção. Um recorde absoluto para um projeto dessa magnitude. Kerznes considerou ser esse o projeto mais desafiador de sua vida e seu custo total foi de 800 milhões de rands, o equivalente a quase 46 milhões de dólares. Só para citar alguns números, cinco mil homens trabalharam ao mesmo tempo no complexo e 30 milhões de tijolos foram utilizados.

Foram consumidas cinco mil horas pela equipe que pintou o teto da cúpula central FOTOS: QTravel

Sun City foi implementado em uma região que na época de sua construção chamava-se Bophuthatswana (ou Bofutatsuana). Era uma província independente, com suas próprias leis. Justamente por estar em uma área onde diferentes leis vigoravam, o jogo era permitido, assim como o topless, proibido no país. Essa província foi criada na época do apartheid, que durou de 1948 a 1994.

Construído em uma extinta cratera de vulcão, o complexo ficou conhecido mundialmente como uma terra hedonista e paradisíaca, com inspiração nos elementos da África do Sul, exatamente como Kerznes inaugurou e queria. Muitos artistas famosos fizeram shows em Sun City ao longo desses anos, como Elton John, Frank Sinatra, Ray Charles, Beach Boys e Queen.

Em 1985, enquanto Nelson Mandela ainda era um preso político em Robben Island, Sun City se imortalizou em forma de música, Steven Van Zandt, guitarrista da banda E Street Band, liderou e formou o grupo de artistas contra o apartheid. A música encabeçava um boicote contra o apartheid e conseguiu chamar a atenção do planeta para o regime tão injusto. A letra dizia: “Não vou tocar em Sun City”, e, mesmo sendo uma crítica, ajudou a comover o mundo e arrecadou milhões.

O lustre de cristal da entrada do Hotel The Palace, no Crytal Court, tem cinco mil cristais venezianos

Mandela esteve muitas vezes no complexo ao longo de seu mandato como presidente e Sun City teve participação imperativa na implantação da democracia pós-apartheid na África do Sul.

6 ESTRELAS

Localizado no complexo, o Hotel The Palace foi criado para inaugurar o conceito de hotel 6 estrelas e ficou conhecido como o primeiro nessa categoria. São 336 apartamentos e suítes, sendo três delas presidenciais. O hotel é inspirado em um palácio, de uma terra imaginária, com todos os elementos da vida na selva. O projeto de interiores foi desenvolvido por Trisha Wilson, uma aclamada designer de Dallas (EUA).

A fachada possui 15 mil peças, todas elas customizadas especialmente para o projeto. Quase todos os elementos de decoração foram criados para o hotel, envolvendo trabalhos em 20 países.

CURIOSIDADES SOBRE SUN CITY

- O Valley of Waves, o parque de ondas do complexo, foi a maior combinação de diferentes recursos já realizada em um parque aquático no mundo todo;

- Um dos escorregadores atinge 65 quilômetros por hora de velocidade;

- Toda a água contida nos recursos paisagísticos do complexo, entre entretenimento, paisagismo e piscina, totaliza 23 milhões de litros.

NÚMEROS INTERESSANTES

- O lustre de cristal da entrada do Hotel The Palace, no Crystal Court, tem cinco mil cristais venezianos;

- 5.650 metros de mármore cobrem as superfícies planas do hotel;

- Todos os tapetes foram tecidos à mão, com motivos da savana africana;

- O piso de mosaico na entrada foi feito inteiramente à mão e um grupo de mulheres na Suíça confeccionou as tapeçarias que ficam nas paredes da recepção;

- Cinco mil horas foram investidas pela equipe que pintou o teto da cúpula central do hotel, usando uma técnica semelhante à empregada por Michelangelo da Capela Sistina.

Fonte: Revista QTravel – Roteiro da Queensberry Viagens.Contato local: Realtur – Telefone: (85) 98852.3290 – nonato@realtur.tur.br

CONHEÇO E RECOMENDO


Nossa colunista Edgony Bezerra em visita à Africa do Sul 

Em 1997, visitei a África do Sul como editora de Turismo do Diário do Nordeste, a convite da operadora Singa Brasil, voando pela South African (SAA). Na época, a Singa Brasil (encerrou suas atividades em 2001) lançou um programa denominado África Explorer com Beto Simas (o mestre Boneco). A viagem foi acompanhada pelo ator, que tinha como missão gravar um vídeo e repassar as emoções do destino aos jovens brasileiros, mostrando a oportunidade de se conhecer os extremos. Sun City foi a grande revelação da viagem, que incluiu Cape Town, com visita ao Cabo da Boa Esperança, Ilha das Focas e Mundo dos Pássaros. Além de Cape Town e Sun City, o roteiro incluiu Johannesburgo e Pretória (Edgony Bezerra).

Pausa numa ponte que tem uma passarela de elefantes e balança de hora em hora, sacudida por um terremoto artificial que lembra uma cidade perdida

www.edgonyonline.com.br
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia