Navegação

Reduzir o consumo de energia é ferramenta para diminuir os custos diante da crise mundial



Com isolamento social, diante da pandemia do novo coronavírus, a moradia virou o local mais ocupado nos últimos meses. Além do Home Office (Trabalho em casa), o domicílio é o lugar mais seguro para se proteger diante da maior crise sanitária da atualidade. Dessa forma, a energia se torna um inimigo na hora de redução de gastos, já que o consumo aumentou drasticamente com a chegada da quarentena. 

Em tempos de redução de custos, aprender a controlar sua conta de luz é um uma ferramenta acessível para a sociedade. De acordo com Sérgio Pires, instrutor e coodenador técnico do Grau Profissionalizante do curso de eletricista predial, o primeiro passo para redução é conhecer sua instalação elétrica e seus equipamentos. “É importante orientar os consumidores da necessidade de ter uma instalação elétrica em condições boas de uso e realizando regularmente as manutenções. E saber que os equipamentos são medidos pela sua potência elétrica e tempo de uso”, enfatizou.



Chuveiro elétrico, ar condicionado e abertura frequente de geladeira consomem mais energia que os demais. Sérgio recomenda liberação de algum eletrodoméstico como por exemplo o bebedouro elétrico. “O objetivo é controlar os equipamentos que mais consomem energia. Se dispensar o bebedouro pode colocar garrafas com água na geladeira. Poupando energia de um eletrodoméstico”, destacou. 

Outro ponto importante para essa redução é a conscientização de todos integrantes da casa. Além da reeducação, a diminuição pode acontecer com a realização de pequenas manutenções nos eletrodomésticos para melhor condições de uso. A manutenção do ventilador é algo acessível para adulto.“É importante retirar a grade e utilizar um pano umedecido ou o pincel pode ser seco ou levemente umedecido com sabão neutro. Nunca usar solvente que poderá danificar partes do eletrodomésticos. Sem deixar molhar ou respingar o motor do eletrodoméstico. Realizando esse tipo de manutenção ajuda bastante até na questão de contaminação. Eletrodomésticos bem limpos funcionam melhor, economizam energia e não superaquecem, evitando algum acidente”, afirma Sérgio. 

O entendimento na leitura da conta de luz também é necessário para detectar onde o gasto da energia de luz antes e depois às mudanças indicadas. . Assim, o morador pode comparar os gastos da conta de luz anterior, com entendimento mais apurado da situação elétrica de sua moradia. 

A franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A), fundada em 2015. "A escola da sua profissão", como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e, com oito unidades, oferece mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações no site www.graup.com.br





Compart.

Jornalismo Revista Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia