Navegação

Movimento Supera Turismo realiza Webinar com expoentes que comandaram a Embratur


O Movimento Supera Turismo reunirá, na próxima sexta-feira 24/jul, às 15h, quatro ex-presidentes da antiga Embratur, que em períodos diferentes da história brasileira, emprestaram esforço, talento e capacidade de sonhar com um Brasil forte e competitivo em matéria de Turismo, no seu todo.

O evento contará com Caio Luiz de Carvalho; Eduardo Sanovicz, Jeanine Pires e Vinícius Lummertz. Por um lado, darão o testemunho das respectivas gestões à frente da Embratur. E por outro, a bordo da larga experiência acumulada, farão a leitura do cenário instituído pela pandemia, dos prognósticos da retomada e do papel do Movimento na busca de alternativas para o turismo.

O encontro virtual será ancorado pelos jornalistas Luiz Henrique Miranda e André Coutinho e será transmitido no canal do Youtube da R1 TV. 
https://www.youtube.com/channel/UClWDBSKuymyBCKE_J3hTD5g

Movimento Supera Turismo realiza Webinar com expoentes que comandaram a Embratur

Criada em 1966 pelo então presidente Humberto de Alencar Castello Branco, a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo foi extinta em 27/11/2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de Medida Provisória. Em seu lugar, foi instituída a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com a promessa de ter autonomia e mais recursos. A despeito da extinção, a autarquia deixou seu legado, nos mais de 50 anos de existência. Cabe mencionar que dois atuais governadores de Estado, João Doria Jr. (São Paulo) e Flávio Dino (Maranhão) também presidiram o organismo.

Para fortalecer a proposta do Movimento Supera Turismo Brasil, surgido no contexto da pandemia da Covid-19, os idealizadores da iniciativa têm se desdobrado para angariar apoios e engajar diversas representações setoriais, direta e indiretamente relacionadas à grande indústria de viagens, turismo e eventos. Enquanto os encontros presenciais ainda se colocam no compasso de espera, a comunicação se faz, de forma proativa e competente, pelos meios digitais disponíveis. De um simples e bom telefonema às lives que se sucedem, o objetivo é um só: refletir e criar caminhos novos para esse formidável gerador de empregos e renda.


Dentro desse contexto, foi programado para o próximo dia 24 de julho um Grande Encontro, no formato de Webinar, das 15h00 às 17h00, com apoio do Grupo R1- Soluções Audiovisuais. Na oportunidade, o Movimento Supera Turismo Brasil reunirá quatro ex-presidentes da antiga Embratur, que em períodos diferentes da história brasileira, emprestaram esforço, talento e capacidade de sonhar com um Brasil forte e competitivo em matéria de Turismo, no seu todo.


O evento contará com Caio Luiz de Carvalho; Eduardo Sanovicz, Jeanine Pires e Vinícius Lummertz. Por um lado, darão o testemunho das respectivas gestões à frente da Embratur. E por outro, a bordo da larga experiência acumulada, farão a leitura do cenário instituído pela pandemia, dos prognósticos da retomada e do papel do Movimento na busca de alternativas para o novo normal. Será um jogo rápido, com respostas objetivas às questões formuladas e apresentadas antecipadamente por jornalistas convidados.

O encontro virtual será ancorado pelos jornalistas Luiz Henrique Miranda e André Coutinho. Miranda é diretor da Agência Amigo – Comunicação Integrada, que presta serviços de Assessoria de Imprensa para o Movimento Supera Turismo Brasil e atua no setor de viagens e turismo desde 1997, quando iniciou como assessor de imprensa da ABAV Nacional.

André Coutinho apresenta, semanalmente, ao lado de um convidado, o Partiu, BandNews! - programa dirigido a quem quer se programar, com dicas de trips pelo Brasil e pelo mundão afora, no luxo ou contando moedinhas. Exibido sextas-feiras, entre 23h00 e 00h00; sábados, entre 21h00 e 22h00; domingos, entre 10h00 e 11h00 e, ainda, com colunas segundas, quartas e quintas, às 16h00.

Segue extrato sucinto da trajetória dos ex-presidentes da Embratur convidados.

Caio Luiz Cibella de Carvalho: Presidente da Embratur de 1996 a 2002. Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, é detentor de currículo respeitável. Desde 2013 é Diretor Executivo do Canal Arte1, emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Em 2016, a convite do Governo Japonês, assume como membro do conselho executivo da Japan House em SP. Vasta experiência na área de Administração e Gestão e Relações Institucionais, dedica-se a temas como economias criativas; arte e cultura, megaeventos; turismo nacional e internacional; negócio do entretenimento; marketing e representação de destinos.

Eduardo Sanovicz: Presidente da Embratur entre 2003 e 2006. Graduado em História, é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde leciona no Curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Atua como consultor senior em programas e ações na área de Marketing e Turismo. Entre 2007 e 2010, foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Quando presidente da Embratur, foi o responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. A partir de agosto de 2012 assumiu a presidência da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)", a convite das empresas nacionais de aviação.

Jeanine Pires: Presidente da Embratur entre 2006 e 2010. Foi a 1ª mulher a presidir a entidade. Ela inaugurou o novo modelo de atuação da Embratur, que, com a criação do Ministério do Turismo, passou a se dedicar à promoção e apoio à comercialização do Brasil no Exterior. Foi diretora Executiva do Recife Convention & Visitors Bureau, diretora do Maceió Convention & Visitors Bureau e consultora da ABIH Nacional e regional de Alagoas. Tem graduação em História pela UFSC e pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Possui vivência internacional e, atualmente, é professora na Universidade Federal de Alagoas.

Vinicius Lummertz: Presidente da Embratur entre 2015 e 2018. Cientista Político formado pela Universidade Americana de Paris, tem pós-graduação na Kennedy School, da Harvard University. Foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Florianópolis; e Secretário de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina. Gestão Lummertz na Embratur foi marcada pela busca de posicionamento e da presença do turismo brasileiro em nível internacional, unindo, para isso, forças entre o setor público e privado. A aproximação com o trade nacional foi mais um ponto forte na passagem de Vinicius Lummertz pela Embratur. Foi ministro do Turismo e é o atual secretário de Turismo do Estado de São Paulo.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia