Copacabana Palace reabre dia 20 de agosto

        Restaurante Cipriani do Copacabana Palace (Foto: Divulgação)

Fechado para reservas desde o dia 10 de abril do ano passado, o Copacabana Palace, o hotel brasileiro mais conhecido no mundo inteiro, retorna às atividades a partir do dia 20 de agosto.

O hotel reabrirá com todas as medidas de seguranças para hóspedes e colaboradores. "Os funcionários receberam treinamento com os modernos padrões de higiene e durante todo o período de hospedagem serão fornecidos produtos como álcool gel, além da limpeza constante de todas as dependências", informou a nota do hotel. 

                                 Copacabana Palace (Foto: Divulgação)

O Copa, como é conhecido, foi inaugurado em agosto de 1923, pelo empresário carioca Otávio e Francisco Castro Silva, num pedido do paraibano e eleito presidente da República, Epitácio Pessoa (1919-1922), que desejava um hotel de luxo para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil. 

                      Galeria dos hóspedes ilustres (Foto: Copacabana Palace)

Com 239 apartamentos e suítes, muitas celebridades se hospedaram no hotel como Santos Dumont, Jean Paul Sartre e Simone de Beuvoir, Janis Joplin, que nadou nua na piscina do Copa, Lady Di, Madonna, Paul Mc Cartney, Carmen Miranda, Yves Montand, Nat King Cole, Brigitte Bardot, e tantos outros.

                                                     Copacabana Palace

O Copacabana Palace já foi eleito por diversas vezes, como o melhor hotel da América do Sul.

Na inauguração teve como convidada a cantora, atriz e vedete francesa Mistinguett, conhecida por possuir as mais belas pernas do mundo, mas infelizmente foi proibida de mostrá-las na festa.

Brigitte Bardot na varanda do Copacabana Palace (Foto: arquivo do hotel)

Muitos fatos aconteceram no hotel, como em 23 de maio de 1928, quando o presidente da República Washington Luís)1926-1930) foi baleado por sua amante, a marquesa italiana Elvira Vishi Maurich, que tinha 28 anos de idade. O presidente foi internado mas a imprensa publicou que era devido a uma crise de apendicite. Quatro dias depois a marquesa foi encontrada morta, e a versão é de que cometera suicídio.


             Histórico Copacabana Palace, com a beira-mar sem nenhum espigão 
(Foto: arquivo do hotel)

O Copacabana Palace é considerado patrimônio histórico e tombado pelo IPHAN. Apenas dois moradores permaneceram no hotel, durante esta pandemia, a Andrea Natal, diretora-geral do Grupo Belmond no Brasil, e que vive há 18 anos no hotel e o cantor Jorge Ben Jor, que reside há 2 anos. 
Compartilhe on Google Plus

Postado por Rogerio Almeida

Rogério Almeida comemora 30 anos de jornalismo de turismo. É natural de Pacajus (CE) e possui os títulos de Cidadão de João Pessoa e da Paraíba. Premiado com o International Pow Wow IPW Travel Writer Awards 2015, em Orlando (EUA). Recebeu a Medalha do Turismo da França e a Medalha de Mérito Turístico da Assembleia Legislativa da Paraíba. Vencedor do Concurso Europa de Jornalismo. Colabora com diversas publicações de turismo do Brasil e exterior.(Contato: rogerio.almeida@revistafacil.net)

0 Comments:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia