Navegação

Sobre a meritocracia...


A palavra "mérito" como conceito incorpora o direito de receber um prêmio como resultado do esforço realizado em algo ou, em outras palavras, no trabalho.

John Locke disse que a capacidade de trabalhar é o que diferencia seres sensíveis dos animais e, portanto, também sua grande importância.

Desde os primeiros passos do yrigoyenismo na Argentina, no início do século XX, uma nova forma de governo começou a ser estabelecida no país, em oposição às políticas governamentais da "Geração dos 80", baseadas nas idéias do filósofo francês Augusto Comte.

Em 1880 - ano em que a Geração recebeu seu nome - a educação prevaleceu como uma forma de alfabetização para combater a alta taxa de analfabetos que atormentavam o país, enquanto a exportação de matérias-primas até o ponto em que o Porto de Buenos Aires foi ampliado . Em consequência, foram criados os portos de Bahía Blanca e La Plata, aumentando o número de indústrias e comerciantes, e assim a capital que entrou no país serviu para aumentar a infraestrutura do Estado.

Da mesma forma, a crescente onda de imigração européia trouxe trabalho. Era necessário cobrir a demanda de mão-de-obra argentina que estava sendo integrada ao mercado europeu. A soma de todos esses esforços consolidou as bases para Buenos Aires se tornar a "grande capital sul-americana" e a Argentina o "celeiro do mundo".

Em 1890, certos movimentos anarquistas e socialistas inspirados no marxismo fugiram e começaram a exercer pressão para derrubar as políticas governamentais do momento. As duas correntes organizaram o Movimento dos Trabalhadores cuja metodologia de ação foi a greve. Por sua vez, nasceu o Movimento Sindical Argentino, exigindo reformas urgentes na ordem social do país. Este último movimento encontraria um espaço quente na União Cívica Radical (UCR).

Com a chegada do radicalismo, no início do século XX, foi estabelecida uma forma de governo nacional e popular; assim, os primeiros sindicatos foram formados no país e a política de redistribuição da riqueza foi estabelecida. As exportações diminuíram consideravelmente e, consequentemente, o desemprego aumentou. Do mesmo modo, as principais medidas do yrigoyenismo foram a proibição de despejo e o aumento dos aluguéis, além de estabelecer o Estado como o único poder de explorar fontes naturais de riqueza. Dessa forma, o Estado adquiriu uma posição cada vez mais destacada nas atividades industriais, aumentando seu papel de intervencionista e afastando-se das idéias de liberdade.

Em 1946, o peronismo, por sua vez, levantou a bandeira da redistribuição da riqueza, uma maneira fiel de manter o voto popular, criando assim as bases e condições do populismo latino-americano através da demagogia eleitoral. Por sua vez, a política de importação interveio e os substituiu. Em relação aos direitos e garantias, Perón foi encarregado de reformar a Constituição Nacional e transformá-la em uma representação de seu governo protecionista.

É evidente que, desde o governo de Hipólito Yrigoyen até hoje, o Estado intervencionista paternalista se consolidou como eixo central no desenvolvimento das formas de governo, deixando gradualmente para trás o progresso e que a Argentina apelidou de "Celeiro do Mundo".

O empoderamento dessa forma condescendente de governo deixou o desenvolvimento profissional dos cidadãos com relação ao progresso e sua fortificação sem reforços positivos.

O debate na "era Macri" foi estabelecido (graças a um anúncio para o setor automotivo) a partir de uma nova visão "Meritocrático versus paternalismo estatal". Nesse sentido, é necessário desenvolver o significado do primeiro termo. A palavra "mérito" como conceito incorpora o direito de receber um prêmio como resultado do esforço realizado em algo ou, em outras palavras , no trabalho. O filósofo inglês John Locke disse que o trabalho é o que introduz a diferença de valor em todas as coisas. Locke, por sua vez, deixa claro que a capacidade de trabalhar é o que diferencia os seres sencientes dos animais e, portanto, também a sua grande importância, para a qual não há nada mais meritocrático do que o próprio trabalho.

Poderíamos dizer, então, que se o valor das coisas é dado pelo esforço, portanto, pelo trabalho, então o sinal de 'meritocracia' é a avaliação do esforço pelo trabalho realizado em um momento preciso para alcançar um certo fim, que tem como recompensa a satisfação pessoal, e o último é o que leva ao progresso. Portanto, se o grau de esforço individual é a chave, por que continuar insistindo no intervencionismo?

Por Agustina Blanco *

Agustina Blanco é jornalista da Faculdade de Jornalismo da Universidade. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santiago del Estero. Pesquisador da Fundação Centro de Estudos LIBRE. @ AgusBlanco1992
Quando começamos o PanAm Post para tentar trazer a verdade sobre a América Latina para o resto do mundo, sabíamos que seria um grande desafio. Mas fomos recompensados ​​pela incrível quantidade de suporte e feedback dos leitores que nos fizeram crescer e melhorar.
Faça parte da missão de espalhar a verdade! Ajude-nos a combater tentativas de silenciar vozes dissidentes e contribuir hoje.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

2 Comentários:

  1. Olá a todos, eu sou RoxanneTetro do Texas e só quero agradecer muito aos serviços de empréstimos da Linda por sua sinceridade, abertura, transparência, veracidade, amor e apoio durante e depois de receber fundos de empréstimos deles. Eu já passei por muita coisa nas mãos desses golpistas e o tempo não me permitirá dizer tudo o que passei online no ano 2020 no hóspede ou obter um empréstimo para conseguir uma casa aqui nos EUA, mas Deus respondeu a minha pergunta. orações através do apoio e amor dos serviços de empréstimos da Linda Financial que me abraçaram e me entenderam apesar da minha dúvida inicial e falta de seriedade e com seu bom coração e amor, agora sou dona de uma casa através de seus fundos de empréstimos com taxa de juros de 3% e tenho o voto de espalhar Esta notícia e também diz ao mundo que ainda existem empresas de empréstimos on-line genuínas e boas por aí que podem ajudar e reviver um osso seco como eu.

    Não deixe de ouvir e ler este testemunho, porque esta é uma verdadeira experiência de mudança de vida e qualquer pessoa que precise desse tipo de mudança não deve hesitar ou duvidar disso, porque eu provei e juro a Deus no Céu que essa história é real e também a história da minha experiência com eles.

    Entre em contato com eles hoje.
    Whatsapp: +1 (334) 203-7399
    Site: https://mrslindarobertloan.wixsite.com/website
    E-mail: mrslindarobertloanfirm@outlook.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho meu cartão ATM já programado e em branco para retirar o máximo de $ 10.000 para um saque ilimitado Estou muito feliz com isso porque eu recebi o meu na semana passada e o usei para obter $ 35.000. Fisher está distribuindo o cartão apenas para ajudar as pessoas a enviar e-mail Em: int.hackers002@gmail.com

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário sobre a notícia