Navegação

Segredos do McLaren Speedtail: propulsão elétrica de corrida e tecnologia de bateria inovadora


















McLaren Speedtail possui a maior potência específica de bateria de qualquer carro de rua de produção
Híbrido Hyper-GT usa tecnologia de automobilismo para complementar o V8 biturbo
Sistema inovador de refrigeração da bateria permite que a propulsão elétrica trabalhe mais por mais tempo

Após o anúncio de que o Speedtail - o McLaren mais rápido de todos os tempos - havia concluído testes de validação em alta velocidade nos Estados Unidos e atingido mais de trinta vezes a velocidade máxima de 403 km/h, os engenheiros da McLaren fizeram mais uma pergunta do que qualquer outra:

“Como o Speedtail pode ser tão rápido?”

A resposta é que uma combinação de atributos, incluindo excelência aerodinâmica e baixo peso do veículo, permite o desempenho surpreendente do híbrido Hyper-GT. Fundamental para isso é um sistema de propulsão elétrica de corrida que incorpora tecnologia de baterias pioneira para estabelecer uma nova referência para a eficiência hibridizada. Isso desbloqueia a intensa aceleração do Speedtail: da imobilidade aos 300 km/h em 13 segundos – uma marca de tirar o fôlego − e velocidade máxima de 403 km/h.

O trem de força M840TQ compreende um motor V8 biturbo de combustão interna de 4 litros e uma unidade de acionamento elétrico. Juntos, eles desenvolvem até 1.070 HP e torque máximo de 1.150 Nm. O motor V8 apresenta tecnologia evoluída a partir do primeiro hipercarro híbrido da McLaren, o lendário McLaren P1. Um novo sistema de admissão de ar de baixo peso, um aprimoramento do resfriamento da cabeça do cilindro e um pistão de design revisado contribuem para os 757 HP e 800 Nm do motor “tradicional” a gasolina do Speedtail.

O motor elétrico, que utiliza tecnologia derivada da Fórmula E, gera mais de 230 kW. Ele fornece ao Speedtail a instalação de mais alto desempenho - incluindo refrigeração e integração - de qualquer motor elétrico atualmente em uso em um carro de rua de produção em série. A entrega de energia é de 8,3 kW/kg, o dobro da eficiência de um carro esporte comum.

Os engenheiros da McLaren Applied - a divisão do McLaren Group que se concentra no desenvolvimento, telemetria, eletrificação e controle de produtos virtuais - trabalharam com a equipe da Speedtail Electric Drive Technology para integrar sua tecnologia inovadora de inversor e conversor DC/DC, desenvolvida no automobilismo, ao sistema de propulsão elétrica, garantindo os níveis de controle e gerenciamento de energia necessários para o híbrido Hyper-GT obter seu desempenho extraordinário.

O sistema de armazenamento de energia de alta tensão é onde a Speedtail realmente inova. Uma célula cilíndrica de alta potência, organizada em uma matriz única, a unidade de 1.647 kWh está na vanguarda da tecnologia de baterias, sendo extremamente compacta e oferecendo a melhor relação peso-potência de qualquer bateria de alta tensão disponível atualmente. Como uma indicação do avanço da tecnologia McLaren, a densidade de potência desta bateria é quatro vezes a da unidade do McLaren P1, fornecendo 5,2 kW/kg e uma saída de 270 kW.

O design e a integração do sistema de bateria permitem que o Speedtail atinja sua velocidade máxima com a implantação inteligente de energia, com estes números alcançáveis porque as células são termicamente controladas por um sistema de refrigeração dielétrico e permanentemente imersas em um óleo leve e eletricamente isolante que rapidamente transfere calor para longe das células. Esse sistema, o primeiro de seu tipo em um carro de produção, é altamente eficiente e permite que as células funcionem melhor e por mais tempo.

McLaren Speedtail (McLaren Automotive)

McLaren Speedtail (McLaren Automotive)

McLaren Speedtail (McLaren Automotive)

McLaren Speedtail (McLaren Automotive)

McLaren Speedtail (McLaren Automotive)

McLaren Speedtail (McLaren Automotive)

McLaren Speedtail (McLaren Automotive)


Sobre a McLaren Automotive

A McLaren Automotive é uma fabricante de carros esportivos de luxo, alto desempenho e supercarros. 

Cada veículo é montado a mão no McLaren Production Center (MPC) em Woking, Surrey, Inglaterra. 

A empresa, lançada em 2010, é atualmente a maior parte do Grupo McLaren.

A companhia possui três famílias de produtos definidos: Sport Series, Super Series e Ultimate Series, que são distribuídas por mais de 80 representantes em 30 mercados ao redor do mundo. 

A McLaren é uma fabricante pioneira, que supera continuamente os seus limites. Em 1981, introduziu chassis de fibra de carbono leve e forte na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1. Em 1993, projetou e construiu o carro de rua McLaren F1 - a empresa não construiu nenhum carro sem chassi de fibra de carbono desde então. Como parte da Ultimate Series, a McLaren foi a primeira a oferecer um hipercarro híbrido, o McLaren P1. 

Anunciado no Festival de Goodwood em 2018, o plano de negócios Track25 da empresa prevê investimento de 1,2 bilhão de libras esterlinas em pesquisa e desenvolvimento para entregar 18 novos carros ou derivados até o final de 2025. 

Em 2018, a empresa lançou o 600LT e os primeiros dois carros do Track25: o McLaren Speedtail (próximo Ultimate Series e primeiro Hiper-GT da marca) e o 720S Spider. Também inaugurou, com investimento de 50 milhões de libras esterlinas, o McLaren Composites Technology Centre na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, onde será produzida a próxima geração de chassis de baixo peso de fibra de carbono que são o coração de todos os carros McLaren.

2019 viu a McLaren lançar o 600LT Spider, confirmado como terceiro carro do Track25, com o novo GT anunciado e o lançamento do Senna GTR somente de pista anunciado anteriormente.

Para apoiar o desenvolvimento, engenharia e fabricação de sua gama de carros esportivos inovadores e supercarros, a McLaren Automotive se associou com empresas líderes mundiais para fornecer conhecimentos especializados e tecnologia. Estes incluem Richard Mille, Pirelli, Dell Technologies, Ashurst, AkzoNobel e OnePlus. 

Sobre o Grupo Eurobike

Há 18 anos no mercado, a Eurobike representa as marcas Audi, BMW Autos e Motos, Jaguar, Land Rover, MINI, Porsche e McLaren. O grupo está presente em São Paulo (capital e Ribeirão Preto), Brasília e Goiânia.

Saiba mais sobre a Eurobike e receba todas as novidades da rede conectando sua página no Facebook: www.facebook.com/eurobike

Para assistir os vídeos da Eurobike, acesse: www.youtube.com/eurobikenet

Ou confira as últimas novidades em imagens em: www.instagram.com/eurobikeoficial

Visite o site oficial www.eurobike.com.br e conheça mais sobre o grupo. 
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia