Navegação

Gramado é oficialmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal


Gramado conquistou o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal mediante lei sancionada pela Prefeitura Municipal, o que reforça o poder da indústria local. O segmento chocolateiro é um dos mais fortes do município. A Páscoa é uma das épocas em que a produção e venda mais crescem. Neste ano de 2020 foram cerca de 1,2 mil toneladas de chocolate fabricados para a festividade.

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, diz que neste segmento econômico o município é merecedor do título, em virtude da qualidade do chocolate ofertada e que isso atrairá ainda mais visitantes.

"O título constitui, na realidade, um atrativo a mais, as pessoas virão a Gramado e vão querer experimentar o famoso chocolate artesanal. E isso resultará em mais turistas circulando no município"



Para o secretário de Turismo, Rafael Carniel de Almeida, o título reforça dois aspectos de Gramado: o primeiro seria o empreendedorismo da comunidade, que insere qualidade em suas ideias e produtos; o segundo é o poder transformador que o município permite. "Ao longo das décadas, Gramado tem proporcionado encontros, histórias e experiências que mudam vidas, carreiras e negócios. Difícil dissociar a história do chocolate de Gramado da história dos empreendedores do segmento, em especial a do seu visionário pioneiro, Jaime Prawer", comenta.

IMPORTÂNCIA DO SEGMENTO

Conforme a Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), atualmente 29 fábricas trabalham no ramo, empregando mais de 2 mil pessoas, tanto na parte de produção, quanto nas vendas em lojas.

A Secretaria de Turismo trabalha em parceria com a Achoco para obtenção do selo de Indicação de Procedência do Chocolate de Gramado. 


O chocolate artesanal do município iniciou sua projeção nacional através do Festival de Cinema. Ao longo do tempo, Gramado construiu uma marca local associada a altos padrões de qualidade e bem-estar.

"Onde o nome Gramado estiver, ali deve estar a qualidade que essa marca representa. Ou seja, o chocolate com selo de procedência de Gramado observa padrões mínimos de cacau em sua composição e não pode conter nenhum outro tipo de gordura vegetal que não seja oriunda do cacau, além de ser produzido na cidade. Esse processo encontra-se adiantado junto ao INPI"

Os visitantes, ao chegar na cidade, vão em busca da degustação das diferentes fábricas e já vêm com uma lista de "encomendas", por parte de amigos e familiares. De certa forma, podemos dizer que o produto se tornou um souvenir, uma lembrança que todos querem levar para suas casas ao retornarem, relata Rafael Carniel de Almeida.

"Essa indústria é inestimável: representa parte da nossa cultura, do nosso jeito de ser, de receber, parte da nossa marca enquanto cidade. Hoje, podemos dizer que é um fator de atração turística" 
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia