Navegação

Adeus ao ex-governador da PB Wilson Braga e Lúcia Braga


Ex-governador Wilson e Lúcia Braga  

Na cerimônia de casamento, o Padre sempre proclama os votos: "Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença," e foi exatamente assim a vida do casal ex- governador da Paraíba Wilson Braga, 88 anos, e sua esposa Lucia Braga, 85 anos, ex- deputada federal, falecidos, este mês, em Joao Pessoa (PB), em decorrência do Covid-19.

Ambos chegaram no mesmo dia no hospital, apresentando os mesmos sintomas, e fizeram os exames e testes iniciais com resultados negativos para o coronavírus, mas Lúcia, em estado mais grave, foi direto para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), enquanto Wilson, 88 anos, ficou na enfermaria.

A ex-deputada não resistiu e veio a óbito, a 8 de maio, e no dia seguinte, o ex-governador foi levado ao tratamento intensivo (UTI), chegando a falecer. Diferença de nove dias do óbito entre um e outro.

Lucia Braga foi a primeira mulher eleita deputada federal pela Paraíba e considerada a "Mãe Lucia", dos mais humildes, sendo uma das primeiras a aprovar projetos beneficiando as minorias.

Wilson Leite Braga, nascido em 18 de julho de 1931, em Conceição do Piancó, terra de Elba Ramalho, no sertão da Paraíba. O pai, cearense, migrou para Paraíba nos anos 20 do século passado. Foi comerciante, mas ingressou na política, chegando a ser prefeito de Conceição por três mandatos. Depois veio para João Pessoa onde morou na Casa do Estudante, e graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Foi eleito vereador e prefeito, deputado estadual (cinco vezes) e federal (sete vezes), e governador da Paraíba pelo PDS, em 1982, derrotando Antônio Mariz. 

É lembrado pelo projeto Canaã, de autossuficiência na produção de alimentos na região do semiárido paraibano, pela construção de vários açudes, pelos mutirões para construção de casa para baixa renda em bairros de periferia de João Pessoa e trabalhos de assistência social no Estado.

vereadores de Conceição

A Câmara Municipal de Conceição de Piancó aprovou nesta terça- feira (19/5) projeto dos vereadores Luis Paulino Neto e Stherlan Emanuel Alves de Lira, denominando a Avenida Solon de Lucena, como Avenida Governador Wilson Braga. 

Projetos de Lei 

Já o vereador Samuel Soares Lavor de Lacerda também apresentou projeto e que foi aprovado instituindo o dia 18 de Maio, como feriado municipal em Conceição. Data alusiva ao DIA DO FALECIMENTO do filho ilustre da terra. Os projetos foram encaminhados para a sanção do prefeito de Conceição, José Ivanilson Soares de Lacerda.

Wilson Braga participou da criação do PSD em 2011. O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, disse que Wilson foi um dos nomes mais importantes da política paraibana. "Fomos colegas no Congresso Nacional e tive a honra de estar também ao seu lado como fundador do PSD.Meus sentimentos a família e a tantos amigos que já viviam o luto da partida de sua esposa, Lúcia Braga. Precisamos unir esforços para superar o coronavírus", afirmou Kassab.

Devido a causa mortis, não houve velório para os dois. Apenas a família teve acesso ao cemitério. O casal deixa três filhos. 

(Rogério Almeida com fontes do PSD e assessoria da jornalista Nena Martins, ex-vereadora de Conceição/PB)
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia