Navegação

Ministério do Turismo destaca ações para sobrevivência do setor em reunião do G-20


Reunião extraordinária debateu ações realizadas diante da pandemia do coronavírus. Crédito: Roberto Castro/MTur

Medidas para manutenção de empregos e segurança do consumidor foram algumas das iniciativas apresentadas.

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, participou, nesta sexta-feira (24), de reunião extraordinária dos ministros do Turismo do G-20, grupo de países com as maiores economias mundiais. O objetivo do encontro foi debater as ações realizadas pelas nações para o setor diante da pandemia do coronavírus e como podem ser desenvolvidas respostas para estimular a recuperação do segmento. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), 75 milhões de empregos no setor estão em risco e há a previsão de queda nos gastos de até US$ 2,1 trilhões.

Durante sua fala, Nepomuceno destacou que as ações do governo brasileiro para o setor turístico estão em consonância com as demais nações mundiais.

“Tomamos medidas parecidas com todo o mundo, no que tange a mudanças na legislação do Código de Defesa do Consumidor para que as empresas não tenham prejuízos e os direitos dos consumidores sejam resguardados, além de alterações na legislação trabalhista para evitar o desemprego de milhões de brasileiros”

Ainda em seu discurso, o secretário-executivo ressaltou a importância dessas medidas e a necessidade de apoios tecnológicos para a retomada do setor.

“Nossa intenção é trazer segurança para os consumidores e turistas, bem como para as pessoas que pretendem investir. Peço que possamos agilizar inteligência artificial, plataformas digitais e protocolos internacionais integrados de segurança”.

O encontro foi presidido pelo ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khateeb, que enfatizou o compromisso de se tomarem medidas integradas para a sobrevida do setor.

“Garantir a subsistência de empresas e trabalhadores no setor de viagens e turismo garantirá uma recuperação saudável. Juntos, prepararemos o caminho para um ecossistema forte e sustentável para o futuro”.

Edição: Cecília Melo
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia