Navegação

Governador reforça a importância do isolamento social no Ceará


O governador Camilo Santana (PT) utilizou as redes sociais para defender a transparência da informação sobre a pandemia no nosso Estado, listou ações de enfrentamento que estão em andamento, reforçou a importância do isolamento social e fez um apelo aos cearenses, para que todos fiquem em casa e respeitem o decreto estadual.
300 mil testes rápidos

“Já testamos mais de 5 mil pessoas no Ceará, com 563 casos positivos, uns se recuperando, outros em isolamento, alguns hospitalizados, outros em casa em quarentena. Temos de continuar testando ao máximo os casos suspeitos. Já chegaram ao Ceará 20 mil testes rápidos, que é um teste que o resultado sai em cerca de 15 minutos, estamos validando esses testes e acredito que a partir de domingo (5/04) ou segunda-feira (6/04) eles deverão estar disponíveis aos cearenses. Além disso, já compramos mais 300 mil testes desses na China e estamos aguardando a chegada para utilizar imediatamente”

Isolamento social

“Tenho de reforçar o que tenho dito, da importância do isolamento social. O coronavírus é um problema no Ceará, no Brasil e no mundo. E que a maior e a melhor recomendação, que vem sendo dada por todos os especialistas, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por médicos epidemiologistas e infectologistas, é o isolamento social. E assim diminuir a velocidade de contaminação do vírus. Mais bairros já comprovaram que o vírus está se manifestando, por isso precisamos reforçar o isolamento. Sabemos da gravidade do problema, temos de proteger as condições de vida e emprego de todos, mas precisamos cuidar da nossa saúde. Se todos contribuírem, conseguiremos fazer essa difícil travessia juntos, preservando vidas, portanto vamos manter ao máximo isolamento social”

O Governo do Ceará criou o TeleSaúde, central de atendimento telefônico 24 horas para esclarecer dúvidas da população sobre a doença. Em média, os 150 canais de atendimento recebem cerca de 4.700 chamadas diariamente. As dúvidas mais frequentes estão relacionadas aos sintomas da doença e são atendidas por profissionais de saúde que estão de plantão para dar suporte ao teleatendimento. “Pessoas que tenham duvida, por favor, liguem no 0800 275 1475. É importante que todos os cearenses estejam informados e o Tele-Saúde existe para isso”, explica o governador. Camilo disse também que o Governo do Ceará ajusta detalhes para lançar um chat, nos sites oficiais, com atendimento de forma imediata e 100% online, no canto direito da sua tela.

“Você acessa uma sala de bate-papo para conversar com um especialista, uma espécie de consulta online chamada Plantão Coronavírus.”

Mais leitos

O governador lembrou que a rede de leitos do Estado está sendo ampliada em 574 leitos até o momento (224 de UTI e 350 de internação). Foram 230 leitos com a solicitação do hospital Leonardo da Vinci para atender com exclusividade pacientes com o coronavírus; autorização da montagem de quatro Hospitais de Campanha anexos ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração, Hospital Geral Cesar Cals e Albert Sabin, com um total de 150 leitos; e outros 150 leitos no interior, sendo 50 em cada hospital regional – Sobral, Quixeramobim e de Juazeiro do Norte. Além de mais 44 leitos em parceria com a Prefeitura de Fortaleza com o IJF2.

Boletim

A Secretaria de Saúde (Sesa) divulgou no seu boletim que o Ceará tem 563 casos de coronavírus, com 21 óbitos confirmados, e o governador aproveitou para lamentar as mortes registradas.

“Importante explicar que, conforme atestaram os especialistas da Sesa, o aumento acima da média nos números é por conta da liberação de uma grande quantidade de resultados de exames que aguardavam confirmação. E aqui me solidarizo com os familiares desses pessoas que morreram por conta do Covid-19. Pessoas estão morrendo com todas as idades, jovens, adultos e idosos, e nos melhores hospitais de Fortaleza. vejam a gravidade do problema. Não é um momento fácil, por isso temos de prezar por nossa saúde. O nosso decreto termina na próxima segunda-feira (6), mas já estamos avaliando uma prorrogação com o objetivo de continuar reduzindo a curva de contaminação no Ceará,”


Confira o pronunciamento na íntegra


Daniel Herculano Texto
Ascom Casa Civil Foto
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia