Navegação

Rota Cultural Raízes do Brejo é lançada em Duas Estradas (PB)

Sergerson Silvestre, presidente do Fórum de Turismo do Brejo, prefeitos Maria Rodrigues (Alagoinha), Joyce Rennally (Duas Estradas), Fabiano Pedro (Lagoa de Dentro), Adailma Fernandes (Serra da Raiz), Gilene Cândido (Borborema), Renata Christinne (Belém)  e Mônica Cristina (Pilõezinhos) e Denilson Freitas (Pirpirituba)  (Foto: Rogério Almeida)


Duas Estradas, a 130 km de João Pessoa (PB), recebeu os principais prefeitos da região, imprensa e convidados, para o lançamento da  Rota Cultural Raízes do Brejo, que se realizará em 9 municípios da região.


O evento que acontecerá pelo quarto ano consecutivo, é uma realização do Fórum do Turismo do Brejo Paraibano e prefeituras participantes. Também recebe o apoio do Sebrae/PB e do Governo do Estado da Paraíba, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e de outros órgãos estaduais e iniciativa privada.

Ruth Avelino, presidente da Pbtur, na abertura da Rota Cultural 
(Foto: Rogério Almeida)

A solenidade de lançamento aconteceu diante do Mirante de São Francisco, localizado no ponto mais alto de Duas Estradas, e inaugurado em setembro de 2018, e que proporciona uma bela vista panorâmica e local de celebração de missas e contemplação do pôr do sol. 


Monumento à São Francisco no Mirante do mesmo nome 
(Foto: Rogério Almeida)

Prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally  
(Foto: Rogério Almeida)

A Prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally, comandou o lançamento, tendo ao lado os gestores de Belém, Alagoinha, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Pirpirituba e Pilõezinhos. Interessante que a maioria das prefeituras, 6,´é comandada por mulheres.


(Foto: Rogério Almeida)

           Sergerson Silvestre, presiente do Fórum de Turismo do Brejo
(Foto: Rogério Almeida)

Segundo o Presidente do Fórum de Turismo, Sergerson Silvestre, que acompanha a Rota desde a sua criação, o evento é muito importante no crescimento da riqueza cultural dos municípios participantes e tem o objetivo de alavancar a cultura, a culinária, o turismo, mas, principalmente a autoestima dos moradores.

     Monumento à Antonio Costa (Foto: Rogério Almeida)

Duas Estradas, foi fundada em 1903, quando Antonio José da  Costa (cujo monumento está diante da Estação Ferroviária), cedeu as terras da Fazenda Alegre para que a Great Western,  construísse edificações no local e a ferrovia, ligando os Estados do RN, PE e PB.  

Antiga Estação Ferroviária de Duas Estradas
(Foto: Rogério Almeida)

Em virtude do encontro das duas estradas, a ferrovia e a rodovia que liga Serra da Raiz à Mamanguape, é que o município ficou conhecido como Duas Estradas. A cidade foi emancipada em 22 de dezembro de 1961 e hoje guarda o registro de sua memória, na antiga Estação, onde funciona o Centro Cultural e Biblioteca Pública Margarida Alves, e no Casarão Azul, hoje Centro Cultural e que foi residência de Alberto de Carvalho Costa, prefeito de Caiçara de 1951 a 1956, e neto do fundador da cidade. Além disso vale visitar, as ruínas da Casa Branca (1920), e que foi residência de Francisco José da Costa, filho do fundador do município  e casa grande Fazenda São Francisco. 

    Fábio Rocha no Centro Cultural Margarida Alves (Foto: Rogério Almeida)


Igreja do Sagrado Coração de Jesus
(Foto: Rogério Almeida)

Num tour pela cidade pode-se ver a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, (1919), onde se encontra a tumba de Francisco José da Costa, fudador da cidade e falecido em 1938, o Mausoléu da família Costa, embora lá não haja ninguém enterrado, e a Praça da Bíblia, inaugurada em 21 de julho de 2019, no ano do centenário da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 

                                         Foto: DR Filmes


A Rota cuja primeira edição foi em 2017, este ano. se inicia  dia 03 de abril, na cidade de Belém e segue até o dia 07 de junho, no Município de Pilõezinhos, passando, ao todo, por 09 municípios. O evento ocorre sempre durante os fins de semana e em cada um dos municípios acontece uma série de atividades que agregam gastronomia, artesanato e apresentações artísticas e culturais e que já faz parte do calendário cultural e turístico dos municípios.


           Prefeita de Duas Estradas, Joyce Rennally (Foto: Rogério Almeida)


“Sem medo de errar, afirmamos, que Duas Estradas se transformou após entrar na Rota, a autoestima do nosso povo cresceu, nosso artesanato e culinária apareceram, também. Temos alguns frutos oriundos dessa Rota, como a Feira de Artes e Gastronomia, que já é sucesso, em nossa cidade.  Estamos felizes e ansiosos para receber todos e todas no dia 04", afirmou a prefeita de Duas Estradas, Joyce Rennally.


        Prefeito Didiu (Denilson de Freitas Silva), (PSDB) de Pirpirituba 
(Foto: Rogério Almeida)

Prefeita da Pilõezinhos, Mônica Cristina (PSDB)
(Foto: Rogério Almeida)

Equipe de Pilõezinhos (Foto: Rogério Almeida)

Prefeita de Serra da Raiz, Adailma Fernandes  (Foto: Rogério Almeida)

Equipe da Feira de Artesanato de Duas Estradas (Foto: Rogério Almeida)

Prefeita de Borborema, Girlene Dantas (Foto: Rogério Almeida)
Deputada Camila Toscano (PSDB/PB) e prefeitas do Brejo  (Foto: Rogério Almeida)

                         Vista panorâmica do evento  (Foto: DR Filmes)

     Jornalistas e convidados diante da Antiga Estação Ferroviária de Duas Estradas 

LINK: Raízes do Brejo : brejoparaibano.com.br

PROGRAMAÇÃO ROTA CULTURAL RAÍZES DO BREJO-2020 NA PB:

03, 04 e 05 de Abril (Belém)

17, 18 e 19 Abril (Alagoinha)
24, 25 e 26 de Abril (Duas Estradas)
01, 02 e 03 de Maio (Lagoa de Dentro)
8, 9 e 10 de Maio (Serra da Raiz)
15, 16 e 17 de Maio (Borborema)
22, 23 e 24 de Maio (Dona Inês)
29, 30 e 31 de Maio (Pirpirituba)
05, 06 e 07 de Junho (Pilõezinhos).
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia