Navegação

Koenigsegg Jesko Absolut: sim, é absolutamente o mais poderoso



Velocidade máxima não é oficial, mas fala-se em mais de 530 km/h...

Um ano depois de revelar o Koenigsegg Jesko apontando ao desfrute em pista daquela sua nova criação, o fabricante sueco apresentou agora a versão de produção destinada à exibição de todo o poder anunciado na estrada.

O Koenigsegg Jesko Absolut é apresentado como o carro de produção mais rápido de sempre que atingira uma velocidade “extramente alta”, que vai fazer depender o seu máximo das condições que houver, mas que, garante a marca “estará preparado para receber a coroa”.
 

Entre os rumores que referem uma velocidade máxima acima dos 530 km/h, a Koenigsegg, pelo seu lado, diz que não trabalhará novamente para fazer um carro tão rápido.

Entre o que de facto já é mesmo está o motor Koenigsegg mais poderoso até à data (e que poderá ser o mais poderoso motor de combustão interna de um carro de produção homologado).


O motor (de alumínio com um peso total de 189 kg) de 5,0 litros V8 biturbo de 4 cilindros – com um veio de manivelas que é dito como “o mais leve do mundo” pesando 12,5 kg e que possibilita 8.500 rpm – debita 1.280 cv que podem ser 1.600 cv quando se ‘alimentar’ o Jesko Absolut com combustível E85.

A transmissão de nove velocidades Light Speed Transmission da Koenigsegg, com sistema de várias embraiagens que permite passagens de velocidades em virtualmente 0 segundos independentemente das mudanças que são ultrapassadas, é outro dos destaques de um carro que consegue uma relação de peso/potência de 1:1 mesmo com o carro atestado e com duas pessoas.

Construído para reduzir o arrasto e a turbulência circundante ao carro, o Jesko Absolut tem um capô mais extenso do que o original, rodas traseiras mais tapadas e altura em rodagem mais baixa – reduzem o arrasto e a pressão aerodinâmica permitindo uma suspensão mais macia para mais conforto.

Duas barbatanas traseiras com inspiração nos estabilizadores verticais dos caça F-15 dispensam o grande spoiler traseiro do Jesko (de pista) – desimpedindo o fluxo de ar sobre a traseira e estabilizando o Jesko Absolut com a eliminação do arrasto.


O Koenigsegg Jesko Absolut tem um coeficiente de arrasto de 0.278 Cd e consegue uma pressão aerodinâmica de 800 kg a 250 km/h passando para os 1.000 kg a 275 km/ e chegando mesmo aos 1.400 kg. Sabe-se lá que a velocidade...
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia