Navegação

Desmentindo fake news: álcool em gel previne contra Coronavírus e outras infecções


Infectologista desmente o suposto "autodidata" no estudo da Química sobre álcool em gel e rechaça eficácia do vinagre


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um suposto químico que afirma categoricamente que o álcool em gel não mata o novo coronavírus. Ele vai além e sugere que o produto mais eficaz para prevenir a infecção do COVID-19 é o vinagre. O infectologista do Instituto Emílio Ribas Francisco Ivanildo esclarece que isso não tem qualquer fundamento.

“É um vídeo que está disseminado de norte a sul do Brasil, mas que é absolutamente falso. Existem evidências mais do que comprovadas da eficácia de produtos à base de álcool para higienização das mãos e sua atividade não só contra o coronavírus, mas contra outras vírus e bactérias. A própria OMS recomenda produtos à base de álcool para higienização de profissionais de saúde. Essa pessoa faz uma série de afirmações falsas nesse vídeo, em relação à concentração do álcool, em relação à composição do produto. Então, esse vídeo deve ser completamente desconsiderado”.

Entre as medidas para reduzir o risco de contrair ou transmitir o coronavírus, o Ministério da Saúde orienta lavar as mãos com água e sabonete, ao menos cinco vezes por dia; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, de preferência com álcool em gel. Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus.
Compart.

Jornalismo Revista Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia