Navegação

Troféu César Cals de Turismo é entregue na Assembleia Legislativa do Ceará

  Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Marcos Cals,  deputado Sérgio Aguiar, Silvana Frota e Cesar Cals Neto 
(Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (18), no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza, sessão solene pelos 93 anos de nascimento do ex-governador do Ceará, Coronel César Cals de Oliveira. Na ocasião, a revista Ceará e Municípios, editada pela jornalista Silvana Frota, fez a entrega do Troféu César Cals de Turismo, para personalidades e municípios cearenses, assim como certificados  a instituições e cidades do Estado.

                   Deputado Sérgio Aguiar (Foto:ALCE)

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, e que requereu esta sessão, destacou algumas das conquistas do ex-governador César Cals para o Ceará, como a criação do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), a instalação do Bondinho de Ubajara e a abertura das avenidas Leste-Oeste, Aguanambi e José Bastos.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em 15 anos, o setor de turismo no Ceará, será responsável por 25% de toda a riqueza produzida no Estado, principalmente por conta do hub aéreo.

              Silvana Frota (Foto: Divulgação)

Para a jornalista Silvana Frota, idealizadora do Troféu, César Cals foi o primeiro governador a enxergar a importância do turismo com a construção do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, que uniu a capital com o interior.

O Troféu, segundo Silvana, tem a finalidade de reverenciar a memória do ex-governador César Cals, celebrar o crescimento do turismo no Estado do Ceará e homenagear as instituições, municípios e personalidades que se dedicam a causa do turismo.

 Casal Morgana e Manoel Linhares (homenageado)  
Foto: Divulgação 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o cearense Manoel Linhares, foi um dos agraciados com o Troféu César Cals de Oliveira.

César Cals, neto, Anya Ribeiro (homenageada) e Silvana Frota (Foto: Divulgação)

Any Ribeiro, a primeira secretária de turismo do Ceará, também foi uma das homenageadas e recebeu o Troféu das mãos do filho do ex-governador César Cals, César Cals Neto e da jornalista Silvana Frota, idealizadora do troféu.

Prefeita de Camocim (CE), Monica Aguiar, Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho e representante de Viçosa do Ceará (Foto: Divulgação)

Outros homenageados foram: governador do Ceará, Camilo Santana, pela implantação do hub aéreo em Fortaleza; prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, pelas ações de requalificação da Avenida Beira-Mar, Centro da Cidade , Polo gastronômico da Varjota;   o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, pela manutenção do Museu da Indústria em Fortaleza, o presidente do CDL- Fortaleza, Francisco de Assis Cavalcante, pela realização do Natal de Luz, no centro de Fortaleza e na Praça Portugal, os secretários de turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho e o de Fortaleza, Alexandre Pereira, a Fecomércio, pela criação do Conselho Empresarial do Turismo. O ex-prefeito de Fortaleza e ex-deputado estadual Barros Pinho foi homenageado 'in memoriam'. 

O jornalista de turismo José Carlos Araújo, editor do jornal Costa do Sol, foi também um dos homenageados. 

  Ex- senador Mauro Benevides, casal Epitácio-Priscila Cavalcanti (SKAL) e Silvana Frota (Foto:Divulgação) 



Além das homenagens oficiais da Assembleia, e da entrega do Troféu Cesar Cals de Turismo, foi concedida pela primeira vez este ano,  a Medalha Cesar Cals.  Dezoito municípios cearenses também foram homenageados com o prêmio Indutores do Turismo.





César Cals de Oliveira Filho, nasceu em Fortaleza, no dia 30 dezembro de 1926, e faleceu em março de 1991. Ao longo da vida, foi militar, engenheiro eletricista e civil, professor, empresário e político. Foi governador do Ceará entre os anos 1971 e 1975 e é pai dos políticos Marcos Cals e César Cals de Oliveira, Neto.
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia