Navegação

Exposição no Ecomuseu de Itaipu resgata passagem de Santos Dumont por Foz do Iguaçu



“Asas da memória”, sobre a relação do “pai da aviação” com as Cataratas foi aberta
no dia 21 de novembro e segue para visitação até maio de 2020.

A exposição aberta no Ecomuseu de Itaipu resgata a relação do inventor e aeronauta Alberto Santos Dumont (1873-1932) com as Cataratas do Iguaçu.

A mostra “Asas da memória – Santos Dumont na Terra das Cataratas” pode ser vista até maio de 2020. A abertura ocorreu na noite desta quinta-feira (21).

Asas da Memória

O encontro casual de Santos Dumont com as Cataratas do Iguaçu, em abril de 1916, acabou definindo o futuro do Parque Nacional do Iguaçu e do turismo da região. “Posso dizer-lhe que esta maravilha não pode continuar a pertencer a um particular”, disse a Frederico Engel, dono do primeiro hotel de Foz, ao avistar as majestosas quedas d’água.

Graças ao pedido do “pai da aviação” – feito pessoalmente ao então governador do Paraná, Affonso Camargo – a área das Cataratas foi declarada de utilidade pública poucos meses depois de sua passagem por Foz. A decisão abriu espaço para a criação do Parque Nacional do Iguaçu, instituído por Getúlio Vargas via decreto, em janeiro de 1939.

O momento da passagem do aeronauta pela fronteira é resgatado em “Asas da Memória”, organizada pela Divisão de Educação Ambiental de Itaipu, área responsável pelo Ecomuseu.

Mais do que exibir os feitos do inventor – como um modelo de mesa de jantar a dois metros de altura do chão –, a exposição relata o encontro de Dumont com as Cataratas, sua jornada até Curitiba (para tratar do tema com o governo) e também outras curiosidades desta viagem, feita numa época em que o brasileiro já possuía popularidade e notoriedade internacionais.

O resgate histórico exigiu dois anos de pesquisas de um grupo de moradores de Foz – Izabelle e Kathlen Ferrari, Jackson Lima, Silvia Scandalo e Sergio Teixeira. “O que nos uniu foi a fascinação por este fato pouco conhecido sobre Santos Dumont e as tão conhecidas Cataratas”, afirmou Izabelle, que trabalha em um outro projeto: instalar no Parque Nacional uma réplica do hotel de Engels, onde se hospedou o aviador. “Queremos que, quem visite o Parque Nacional, compreenda melhor porque há uma estátua de Santos Dumont no local”, completou Izabelle. Instalada por Elfrida Engel com apoio da Itaipu e da Vasp, a estátua em bronze do aviador é uma das paradas usuais de turistas do mundo inteiro.

Como visitar

A exposição “Asas da memória – Santos Dumont na Terra das Cataratas pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Moradores da região trinacional não pagam ingresso, mediante comprovação de endereço.

Além das exposições temporárias, o Ecomuseu exibe fotografias, peças e objetos de época que ajudam a contar a história da região de Foz do Iguaçu, desde o período pré-histórico até a construção da usina de Itaipu.

Mais informações e reservas no site www.turismoitaipu.com.br.
Compart.

Jornalismo Revista Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia