Navegação

Baturité - Sebrae Ceará lança rota turística “Caminhos de História e Fé”

O Palácio Entre Rios é uma das relíquias históricas do circuito "Caminhos de História e Fé"

O turismo no Ceará ganha uma nova rota que agrega o patrimônio histórico, cultural, arqueológico e imaterial do município de Baturité, região serrana localizada no Sertão Central cearense. O circuito "Caminhos de História e Fé" é uma iniciativa do Sebrae Ceará – Escritório Regional do Maciço de Baturité, em parceria com empresários, atores da economia criativa e Prefeitura Municipal, que pretende reafirmar e valorizar a vocação histórico-cultural de Baturité e promover o desenvolvimento territorial, especialmente no que se refere ao turismo de experiência. O projeto será lançado no dia 21 de novembro, na Prefeitura de Baturité, dentro da programação da nona edição do evento Fio Maciço.

Escritos das primeiras investidas estrangeiras em terras cearenses apontam a presença dos franceses para comercializar madeiras e especiarias e já se notava a presença portuguesa. Em meados do século XVII, no tempo da ocupação holandesa no Nordeste, foram os flamengos que buscaram o desenvolvimento de atividades coloniais às margens do Pajeú, deixando resquícios de fé protestante entre os nativos. Somente em 1654, depois da expulsão dos holandeses, é que tem início um trabalho de ocupação da região através dos povos ibéricos e da ação religiosa dos missionários católicos.

"Baturité atravessa os primórdios da história do Brasil e vivencia cada capítulo de sua consolidação. Temos como protagonistas os povos indígenas, jesuítas, negros, migrantes das áreas de seca... construtores de uma rica narrativa que foi, ao longo do tempo, moldando a Villa Real de Monte Mor – o Novo d'América, passando por séculos de formação até chegar a Baturité. Com esta rota, pretendemos resgatar e disseminar um pouco da história da região", explica Fabiana Gizelle, articuladora do Sebrae Ceará no Maciço.

O circuito "Caminhos de História e Fé" conta com cinco percursos, que podem ser feitos separadamente, além do Corredor Comercial 7 de Setembro, que compreende os principais pontos histórico-comerciais do Centro de Baturité, e um calendário de eventos que se estende por todo o ano, contemplando diversas atividades, e que está disponível no Portal Destino Serra: http://destinoserra.com.br.

PASSEIOS TEMÁTICOS:

Os cinco percursos têm as seguintes denominações: Baturité de Fé (Circuito Religioso), Curta Baturité, Baturité Artesanal, Serra do Evaristo, Viva Estação Ferroviária de Baturité, além do Corredor Comercial 7 de Setembro. Cada percurso é um retorno ao passado, com rico acervo histórico e cultural da região.Mais informações e agendamento dos passeios:
(85) 33471570 – Sebrae Escritório Regional Maciço de Baturité.

O Mosteiro dos Jesuítas é atração em Baturité
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia