Navegação

Árvores revestidas em crochê decoram praça de Fortaleza para o Natal


Criada por associações de artesãs cearenses, a iniciativa faz parte da programação do evento "Natal com Arte", que contará com shows e comemorações no local em evento neste sábado, 23


Criada por associações de artesãs de todo o Estado, a iniciativa faz parte da programação do evento "Natal com Arte", que contará com shows e comemorações no local em evento neste sábado, 23


A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) começou a enfeitar a praça Luíza Távora, na Aldeota, com a decoração natalina. Este ano, os enfeites contam com revestimento das árvores da praça em crochê. Criada por associações de artesãs cearenses, a iniciativa faz parte da programação do evento “Natal com Arte”, que contará com shows e comemorações no local em evento neste sábado, 23, às 17 horas.

A ideia dos enfeites teve início com uma visita da cantora Marisa Monte à praça em julho deste ano, como relata Angélica Freitas, gerente do núcleo de certificação da Ceart. Após a visita, a artista se reuniu com a Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio) e sugeriu a ideia dos adornos em crochê para a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Junto à designer Ana Soter, a gerente organizou os contatos com os grupos de artesãs, que desde agosto começaram seu processo de produção dos enfeites. As criações são feitas por quatro grupos associados ao Centro: a Associação do Artesanato, Artista e Crochê Novarussense (Artcron); a Associação das Crocheteiras Novarussenses (Ascron); a Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio) e da Associação de Artesãos de Tamboril (Tamboriart).

Além de capacitar as artesãs, a Ceart adquire os materiais e as decorações, que aproveitam as características visuais de cada grupo com particularidades nos materiais e nos pontos do bordado. Animais como lulas e caranguejos estão entre os bordados, além dos materiais em renda branca. “Aderimos à ideia do Natal nordestino, pois queríamos desvincular a ideia do natal europeu e norte americano. Por isso os bordados representando o mar e outras características da região”, ressalta Angélica.

A coordenadora afirma que a recepção tem sido positiva e a intenção é que os enfeites perpassem o período natalino, durando até março do próximo ano ou enquanto estiverem em vida útil decorativa. A estimativa é que a decoração completa, com itens em espirais e redes feitas com o material de crochê, seja instalada até esta quinta-feira, 21, e inaugurada durante o evento no sábado, 23.Clique na imagem para abrir a galeria.

Decoração conquistou turistas e visitantes

Verônica Lopes é cearense e atualmente reside no Rio de Janeiro. Acompanhada do gerente de produção Alexandre Tomazi, a pesquisadora em biotecnologia aproveitou o período de férias para passear na Cidade. Ela relata que é a primeira vez que vê os bordados nos mosaicos das árvores da praça.

“Quando meus amigos pensam no Ceará, sempre pensam no bordado e na renda. Então ver esse tipo de exposição na praça, atrai as pessoas para visitá-la”, diz. Verônica relata ainda que trazer essa decoração para a praça dá visibilidade para o trabalho das artesãs.

Dulce Mendes e Júlio Inohue são da cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo. Pela primeira vez em Fortaleza, o casal formado pela professora aposentada e pelo trabalhador autônomo acharam a decoração “curiosa”.

“É a primeira vez que vejo esse tipo de decoração em árvores. Eu adoro a natureza, então ficou uma ideia muito legal e bem diferente”, comentava o casal.

Crocheteiras associadas a Ceart incrementam os enfeites

Norma Batista é uma das artesãs responsáveis pela decoração da praça Luíza Távora. Associada a Artfio, um dos grupos filiados à Ceart, ela participa do revestimento das árvores em crochê junto com outras associadas. Há dois meses, Norma trabalha na produção dos materiais.

A Artfio ficou responsável pelas árvores da Santos Dumont, uma das vias da praça, localizada na Aldeota.

“Tiramos as medidas das árvores e depois iniciamos a montagem. Entrávamos de manhã e saímos apenas à noite”, relata.

Uma árvore manejada por sete pessoas, por exemplo, leva duas horas para terminar de ser enfeitada. Apesar do trabalho, Norma considera animador ver a decoração final.

Criado em 2004, o grupo de São Gonçalo do Amarante já fez outros trabalhos artesanais no Estado. Durante a Copa do Mundo em 2014, a Artfio “vestiu” as árvores da cidade com bordados que representavam os diversos times, dentre eles o verde e amarelo do Brasil.

Os trabalhos das crocheteiras das associações podem ser encontrados na sede da Ceart, localizada na avenida Santos Dumont, 1589, na Aldeota.

SERVIÇO

O quê: “Natal com Arte”, evento que traz o período natalino para a praça.
Quando: sábado, 23, das 17 às 22 horas.
Onde: Praça Luíza Távora; Av. Santos Dumont, 1589 - Aldeota
O quê: atrações musicais, cozinha ao vivo com aula-show para adultos e crianças e divulgação da decoração de natal da praça.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

1 Comentários:

  1. Ola revistafacil, tudo bem?
    Curso Completo de Crochê com mais de 30 Aulas e mais de 600 Gráficos e Receitas totalmente em Português
    Você terá acesso a melhor comunidade de artesãs e em poucos
    dias você já estará confeccionando suas peças de crochê.

    Acesse esse link e aproveite o curso completo!!!!
    http://bit.ly/confeccionandopeçascrochê
    http://bit.ly/confeccionandopeçascrochê

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário sobre a notícia