Navegação

Relator retira nomes de Lula e Dilma de parecer da CPI do BNDES

Os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva 


BRASÍLIA — O deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), relator da CPI do BNDES , retirou de seu parecer, nesta quarta-feira, a recomendação de indiciamento dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff por crimes de formação de quadrilha e corrupção passiva no âmbito do banco público. A retirada ocorreu em meio à articulação do PT junto a partidos do Centrão pela mudança, e sob ameaças de rejeição integral ao relatório de Côrtes na comissão.


Esta já é a terceira CPI estabelecida pela Câmara para analisar irregularidades no BNDES relacionadas a internacionalização de empresas, como o frigorífico JBS, e ao financiamento de obras em outros países, como a Venezuela.

Segundo o relator, o risco que se estabelece é que a comissão "termine em pizza", ou seja, sem resultados.

— Mais uma vez está se caminhando para uma CPI que vai dar em pizza. Se esse relatório não for votado, os beneficiados são irmãos Batista, Odebrecht, ou alguém aqui quer defendê-los? — afirmou Côrtes.

Côrtes defendeu ainda a integralidade da primeira versão de seu relatório, mas afirmou que a recuada se dá em prol da aprovação de seu relatório.

— Acredito no que eu escrevi, sou um cara justo, mas se no entendimento político, a gente vai caminhar para não votar relatório nenhum, em detrimento das discussões políticas, na fumaça disso tudo, mais uma vez empresários que desviaram bilhões de reais, agentes públicos envolvidos nessas questões serão mais uma vez não indiciados — disse.

Côrtes retirou ainda os nomes de outras nove pessoas que ocuparam cargos no BNDES. Por ora, os deputados seguem em discussão do relatório, e novas sugestões de alteração do texto podem ser apresentadas.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia