Navegação

João Pessoa ganha monumento pelo centenário de Jackson do Pandeiro


       Monumento à Jackson do Pandeiro em João Pessoa (Foto: Walter Rafael/Secom PB)

Os jardins da Estação Rodoviária de João Pessoa, no bairro do Varadouro, ganhou um monumento artístico comemorativo do centenário do músico paraibano Jackson do Pandeiro, completado no último dia 31 de agosto.

O Varadouro era o bairro onde viveu o homenageado, em meados da década de 1940.

         Convidados e a Patrulha Musical (Foto: Walter Rafael)

Na ocasião a "Patrulha Musical", formada por músicos da Polícia Militar da Paraíba,  apresentou uma trilha sonora de autoria de Jackson do Pandeiro. 

O monumento com quase 7 metros de altura e duas toneladas de peso, foi concebido pelo artista plástico Rafael dos Santos (inspirado em ilustração do xilogravador Jô Oliveira). 

Produzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), com curadoria da Comissão Organizadora do Centenário e execução administrativa da Secretaria de Cultura e Chefia de Gabinete do Governador do Estado da Paraíba, a obra que já está sendo chamada de "Pandeirão", será um símbolo histórico, com viés turístico.

A placa inaugural apresenta breve perfil do homenageado e possui a seguinte mensagem "Que este marco sirva para zabumbar as lembranças de seu legado, amalgamado a feitos de outros nordestinos fortes, navegantes da nau dos sonhos possíveis. Que a música de Jackson sirva de atalho nas travessias". 

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia