Navegação

Divulgado trailer de "Jovens Polacas", longa de Alex Levy-Heller

Longa de ficção aborda o drama das mulheres judias trazidas ao Brasil no início do século XX - Foto: Divulgação


Foi divulgado o trailer de ‘Jovens Polacas’, longa de ficção dirigido por Alex Levy-Heller, que joga luz sobre uma história forte e polêmica, que até hoje é cercada de tabus: a das jovens mulheres, judias e pobres do Leste Europeu, que no início do século passado eram trazidas ao Brasil sob a promessa de uma vida melhor, mas, na verdade, eram exploradas em meretrício.
No trailer, produzido pela Afinal Filmes e com distribuição da Pipa Produções, Alex traça de forma lúdica um retrato da vida à qual eram submetidas estas estrangeiras, traficadas para a prostituição no Rio de Janeiro. Na época, eram conhecidas como ‘Polacas’ apesar de terem vindo de diversos países da Europa. “Minha intenção sempre foi retratá-las de forma poética. Para isso, busquei inspirações em pinturas, obras de arte e fotografias reais destas mulheres”, resume o diretor, Alex.
Assista:
Livremente adaptado do livro homônimo de Esther Largman, o filme ilustra as memórias quase apagadas de Mira (Jacqueline Laurence), filha de uma “Polaca” que passou parte da primeira infância num Lupanar, vendo sua mãe e as outras mulheres – a quem chamava de tias – sendo exploradas sexualmente pelos cafetões.
Em busca de detalhes para sua tese de doutorado, o jornalista Ricardo (Emilio Orciollo Netto) traz à tona as dificuldades destas mulheres desde sua chegada até o fim de suas vidas.  Renegadas pela própria comunidade judaica foram obrigadas a construir sua própria sinagoga e seu próprio cemitério, conhecido como “Cemitério das Polacas”, localizado em Inhaúma, onde a produção foi autorizada a rodar trechos do filme. O local, que ficou por anos abandonado, foi tombado pela Prefeitura do Rio e, hoje, é mantido pela sociedade comunal israelita.
Com delicadeza e inspirações artísticas, 'Jovens Polacas' traz referências estéticas das obras de artes de Henry Asencio, Jan Saudek, Labasque, Matisse, entre outros, e reacende a força feminina do início do século XX. No elenco, também estão Berta Loran, Flavio Migliaccio e Lorena Castenheira.
Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia