Club do Gourmet da PB realiza jantar das preciosidades da corte do Príncipe Maurício de Nassau, dia 2 de outubro, em João Pessoa

     Maître Heleno Araujo, Chefe  Wellington de Jesus e Teresinha Araújo (Foto: Rogério Almeida)

O Club do Gourmet da Paraíba, sob a coordenação do Maître Heleno Araújo irá realizar jantar no próximo dia 2 de outubro,quarta feira, às 20 horas no Restaurante Palace Grill, no Tambaú Flat (Av. Epitácio Pessoa, 5000),  com o tema "Preciosidades Culinárias da corte do Príncipe Maurício de Nassau.

               Maurício de Nassau (Foto: Arquivo)

Johan Maurits van Nassau-Siegen; ou como é mais conhecido no Brasil, João Maurício de Nassau-Siegen foi um representante da Holanda, através da companhia das Índias Ocidentais, que mandou no nordeste brasileiro como governador geral do Brasil Holandês, de  1637 a 1644, explorando principalmente a indústria e o comércio de açúcar, produto de grande aceitação dentro da Europa.

Durante o período em que o príncipe Maurício de Nassau esteve à frente dos negócios da Holanda, houve bastante desenvolvimento para a região. A administração de Nassau aplicava grande parte dos recursos financeiros no nordeste brasileiro, causando um grande descontentamento da direção da companhia citada. Esses procedimentos fizeram com que Nassau fosse demitido e retornasse ao seu país natal.

O palácio governamental de Friburgo tinha um anexo com um pequeno zoológico com espécies raras como peru, pato, guiné, porco selvagem, jacaré, corça, para municiar os banquetes nababescos que o príncipe oferecia todo sábado à noite aos representantes de diferentes segmentos comerciais. Eram encontros  gastronômicos com três a quatro pratos de alta qualificação, ficaram célebres os livros "A comida nordestina" e a "Cozinha Mauricéia" que guiavam as receitas ali implementadas.

   Teresinha e Heleno Araújo, Jussara e Nazion (Foto: Rogério Almeida)


A seguir o cardápio dessa noite gastronômica da Holanda brasileira.

01. Peixe grelhado, banhado ao molho de queijo holandês, maturado com ervas aromáticas, ricamente guarnecido com acarajé aberto, recheado com vatapá de galinha e arroz da viúva da esquina 16.

02. Costeletas de novilho marruco, forneadas, cobertas com molho sauce holandês, acompanhada de um purê de batata doce e mel de abelha.

03. De sobremesa serviremos delicadas panquecas flambadas ao conhaque, com calda de cascas de laranjas tropicais.

Um vinho espanhol da uva trempranilha, regará esse menu da realeza européia.

A execução técnica do jantar será do chefe de cozinha Wellington de Jesus

Interessados em participar do Club do Gourmet da Paraíba ou para maiores informações: 
Tel: (83) 32446756 e (83)  991511537


Compartilhe on Google Plus

Postado por Rogerio Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia