Navegação

SEBRAE-PB realiza em Campina Grande seminário sobre Museus e as Novas Economias

      Nicole Costa, Museóloga do Paço do Frevo (Recife) na Mesa Redonda "Como Inovar museus em tempos atuais", com Cassandra Figueredo (Presidente do Iphaep), Ruth Gabino (Instituto Ricardo Brennnd, Recife (PE) e Fabiana Sales (Museu do Abolição, Recife (PE).  (Foto: Yluska Quesado)


O Sebrae Paraíba realizou em Campina Grande, o Seminário sobre Museus e as Novas Economias, com o objetivo de promover a inovação e a transformação dos museus, possibilitando a capacitação de profissionais, a formação de redes e o desenvolvimento de novas estratégias na área digital. 


Durante a abertura foi realizada uma palestra com Maíra Dias, museóloga da Universidade Federal da Paraíba.

                  Maíra Dias (RJ)  Foto: Yluska Quesado

Maíra Dias, bacharel em Museologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e desde 2011 atua como museóloga da Universidade Federal da Paraíba abordou as instituições museológicas e suas definições.

                                                        
                                                   público (Foto: divulgação)

O público foi formado por gestores públicos ligados a cultura dos museus, atores dos negócios criativos e colaborativos, associações de turismo e cultural dos municípios, profissionais de marketing digital, vereadores, prefeitos.
A iniciativa teve apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e OI Futuro.
O evento também vai traçou perspectivas para o setor trazendo, em sua programação, diversas palestras e mesas-redondas com especialistas em museus e economia criativa.

 Estima-se que existam, na Paraíba, 94 museus, conforme contagem do Iphan. 


                   Bruna Cruz  (Foto: Yluska Quesado)

Bruna Cruz, museóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e que atualmente coordena o Museu de Telecomunicações Oi Futuro, apresentou ao público como entender melhor como a tecnologia vem realizando mudanças de comportamento de seus usuários em potencial.
                          Regina Amorim, Sebrae-PB


Segundo a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o seminário foi uma oportunidade para aprofundar conceitos, conhecer ferramentas, cases e ampliar o entendimento sobre o tema. "E também um momento para refletir e repensar a sustentabilidade dos museus paraibanos de forma inovadora e criativa.
“Os museus são as entidades mais ecléticas que existem. Sem eles, não teríamos espaços de referências e inspirações para as artes, e nem as vivências, que produzimos e exibimos com a marca da nossa originalidade e criatividade. A participação de entidades técnicas ligadas aos museus certamente vem suprir essa carência e, ao mesmo tempo, delinear estratégias adequadas para um novo tempo, no qual os museus continuem sendo entidades atrativas e conectadas com os seus usuários, contribuindo para uma nova história”, destacou a gestora.



Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia