Navegação

II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo faz um Tour pelo Santuário de Irmã Dulce

                                                         
Na programação do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, em Salvador (BA) estava a visita ao Memorial e Santuário Irmã Dulce. O grupo foi guiado pela presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, Silvana Rós.

                                          Irmã Dulce


Irmã Dulce será canonizada pelo Papa Francisco no Vaticano, no próximo dia 13 de outubro e passará a ser a primeira santa brasileira.



               Memorial Irmã Dulce (Foto: Rogério Almeida)


O Memorial Irmã Dulce (MID) é visita obrigatória em Salvador. Trata-se de uma exposição permanente sobre a vida e a obra da freira baiana Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (*Salvador, 26/5/1914,+ Salvador, 13/03/1992), conhecida como Irmã Dulce, ou Beata Dulce dos Pobres ou Bem- Aventurada Dulce dos Pobres e que passará a se chamar Santa Dulce dos Pobres.

         Capela de oração de Irmã Dulce (Foto: Rogério Almeida)



      ... onde o Papa João Paulo II orou em sua visita à Irmã Dulce
                                    (Foto: Memorial Irmã Dulce)

O Brasil só possui um santo, o Frei Galvão, canonizado em 2007 e agora terá sua primeira santa. É a terceira santificação mais rápida da história, acontecendo 27 anos apos seu falecimento, antes apenas as canonizações de Madre Tereza de Calcutá e o Papa João Paulo II foram mais céleres.


                           Ramid (PA) e Irmã Dulce 

Irmã Dulce ganhou notoriedade pelas obras de caridade e de assistência aos pobres e mais necessitados. Em um lugar em que havia um galinheiro em Salvador (BA),  ela começou a abrigar alguns doentes, dando início e com muita dificuldade ao que viria ser hoje o Hospital Santo Antonio, que atende diariamente e gratuitamente mais de cinco mil pessoas.




Indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em 1988, pelo então presidente José Sarney, embora com o apoio da rainha Sílvia da Suécia, ela não ganhou, mas foi eleita em 2011 como a "religiosa do século XX" pela Revista Istoé e em 2012 foi eleita uma dos 12 maiores brasileiros de todos os tempos, em pesquisa pelo SBT.  


                          Irmã Dulce e João Carlos (SP)

A freira que se tornará santa, já tem o seu dia: 13 de agosto, embora não seja feriado, pois a Bahia não tinha vagas disponíveis para incluir no calendário oficial de feriados, o então governador Jaques Wagner, em 2014, instituiu o Dia Estadual em Memória à Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

      Papa João Paulo II dando a benção e extrema unção a Irmã Dulce  (Foto: Memorial Irmã Dulce)

Irmã Dulce esteve duas vezes com o Papa João Paulo II. A primeira vez foi durante a visita  de Sua Santidade ao Brasil, em 1980, quando Irmã Dulce foi convidada a subir ao altar para receber uma benção epsecial. Recebeu do Papa um rosário e ouviu as seguintes palavras: "Continue, Irmã Dulce, continue".

Na segunda vez, em  20 de outubro de 1991, Irmã Dulce já estava muito debilitada por um enfisema pulmonar. Internada no Hospital Santo Antonio, recebe a benção apostólica do Papa e a extrema unção.


  Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce (Memorial de Irmã Dulce)



O "anjo bom da Bahia" e que passará a se chamar "o anjo bom do Brasil",  morreu de causas naturais aos 77 anos, às 16h:45min do dia 13 de março de 1992, ao lado das irmãs do convento. Seu corpo foi levado para a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para Capela do Hospital Santo Antonio e em breve vai estar no Santuário  .

Irmã Dulce foi beatificada em 2011, pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo. Ainda em vida, embora no leito, Irmã Dulce recebeu a visita do Santo Papa João Paulo II.  E em julho de 2019, o Papa Francisco anunciou sua canonização para 13 de outubro de 2019.
          Memorial Irmã Dulce (MID)  Foto: Rogério Almeida

O Memorial Irmã Dulce (MID), foi inaugurado em 1993, um ano após sua morte e recebe atualmente uma média de vinte mil pessoas anualmente. Localizado no prédio anexo ao Convento Santo Antonio, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no bairro Roma.  


   Quarto de Irmã Dulce, com cadeira, cama e roupas mortais 
(Foto: Rogério Almeida)
Quem visita o Memorial Irmã Dulce (MID)  tem a oportunidade de ver o quarto da freira com sua cama, escrivaninha, prêmios e a cadeira onde ela dormiu nos últimos 30 anos de vida, e o túmulo da religiosa, onde seu corpo está desde 2010.


               Cadeira onde Irmã Dulce dormiu nos últimos 30 anos de vida, devido a uma promessa (Foto: Rogério Almeida)


                Rogério Almeida e o piano de Irmã Dulce
Gostei muito de ver os objetos pessoais da Irmã Dulce, incluindo os instrumentos musicais, acordéon e piano. Estão expostos nove mil objetos, incluindo a imagem de Santo Antonio (Séc. XVIII), pertencente à familia da freira.

Imagem de Santo Antonio (Séc. XVIII) que pertencia à Irmã Dulce (Foto: Rogério Almeida)

      Participantes do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo  

Certa vez Irmã Dulce enquanto pedia ajuda para seus pobres, recebeu uma cusparada na mão. Sem se perturbar, respondeu: "Isso é para mim...,  agora me dê alguma coisa para os pobres". Mais tarde este homem comerciante se arrependeu e ajudou muito aos pobres de Irmã Dulce.


Palavras de Irmã Dulce: "Se cada um fizer a sua parte, se cada pessoa se conscientizar do seu papel social, estaremos contribuindo sensivelmente para diminuir o número de pessoas que vivem em situação miserável".

O Memorial de Irmã Dulce está organizando com uma agência de viagens a ida de um enorme grupo de brasileiros que irão prestigiar a canonização da Santa Dulce dos Pobres pelo Papa Francisco, dia 13 de outubro próximo no Vaticano.

SERVIÇO:
   MEMORIAL IRMÃ DULCE (MID)
 Av. Dendezeiros do Bonfim, 161 - Bonfim, Salvador - BA, 40415-180
 Fone: + 55 (71) 3310-1426











Compart.

Comente no post:

1 Comentários:

  1. SUPER INTERESSANTE ESTA MATERIA SOBRA A SANTINHA BRASILEIRA..MULHER DE FIBRA E DE CORAÇÃO ENORMES...

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário sobre a notícia