Navegação

Encontro de VW Clássicos promete reunir apaixonados por Fusca

Modelos nacionais e internacionais marcarão presença em evento inédito realizado no Brasil

Fusca: primeiro carro fabricado pela Volkswagen no Brasil

Os apaixonados por Fusca têm encontro marcado no 1° Encontro Brasileiro de VW Clássicos, em Águas de Lindoia (SP), entre os dias 23 a 25 de agosto. O evento, que reunirá modelos clássicos produzidos entre as décadas de 1940 a 1990 com mecânica aircooled (refrigerada a ar), terá um espaço exclusivo para o primeiro automóvel produzido pela Volkswagen: o Fusca.

Idealizado para ser o “carro do povo” - em alemão Volkswagen , o Fusca foi criado antes mesmo do que a própria Volkswagen, marca alemã fundada há mais de 80 anos. A produção começou em 1938 e, desde então, o carro-chefe da VW nunca mais parou de fazer história.

Foi só em 1951 que o “besouro” - Beatle em Inglês, chegou ao Brasil quando foram importados 30 modelos da Alemanha - a produção nacional começou apenas em 1959. O carro fez tanto sucesso por aqui que entre os anos de 1959 a 1986, durante a primeira fase de produção do modelo, a Volkswagen vendeu mais de Três Milhões de exemplares do Fusca brasileiro.

Quem tem alguns modelos do carro mais famoso do mundo é André Takeda, um dos organizadores do evento. O primeiro Fusca veio aos 15 anos de idade como presente do pai, o que foi suficiente para nutrir uma paixão para a vida toda - além de outros Fuscas, Takeda possui Kombis e Porsches antigas. 

“Nosso intuito é fazer um verdadeiro museu a céu aberto e reunir colecionadores e admiradores dessa marca tão tradicional”, diz.

Dentre os modelos que já confirmaram presença, alguns são bem raros de encontrar, como o Fusca de 1946, o mais antigo que se tem conhecimento no Brasil, segundo Takeda. Modelos de 1949, 1950 e 1951 também estarão expostos, além daqueles com janela oval e Fuscas nacionais (modelos 1300, 1500, 1600). Outro que promete chamar a atenção do público é o Fusca com quatro portas, apelidado de “Zé do Caixão”, difícil de ser encontrado em bom estado de conservação.

A exposição será dividida por modelos e décadas, para que o expectador possa ter uma ideia de como o Fusca sofreu alterações ao longo dos anos. Também participarão do evento fabricantes de auto peças e acessórios exclusivos para modelos clássicos da Volkswagen, sendo que alguns itens ainda estão na embalagem original. A entrada é gratuita para visitantes e quem quiser expor seu Fusca deve se inscrever no site do evento.

O 1° Encontro Brasileiro de VW Clássicos espera reunir, durante os três dias de evento, até 50 mil pessoas para conferir, ao todo, mais de 500 veículos clássicos do selo Volkswagen, com o intuito de promover a cultura do antigomobilismo brasileiro e fazer do evento uma referência do gênero no país.

MAIS INFORMAÇÕES:
Data: 23 a 25 de agosto
Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindoia (SP)

Águas de Lindoia fica a 158 km da capital. A opção mais próxima para se chegar à Águas de Lindoia é o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), situado a 120 km de distância da cidade e a 14 km do centro de Campinas.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia