Navegação

CPChoque da Polícia Militar do Ceará ganha novo complexo na Capital


O espaço, localizado na Praia do Futuro, vai abrigar cerca de mil policiais e foi construído em parceria com o Grupo M. Dias Branco.


A segurança pública cearense ganhou na manhã desta segunda-feira (5) um grande reforço estrutural com a inauguração do novo complexo do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), instalado na Praia do Futuro, em Fortaleza. O equipamento é uma parceria do Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Grupo M. Dias Branco, responsável pela construção e compra de equipamentos e mobílias, totalizando um investimento de R$ 17 milhões. A manutenção do espaço ficará a cargo do Estado. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza em exercício, Moroni Torgan, e da presidente do Conselho Administrativo do M. Dias Branco, Consuelo Dias Branco.

O novo complexo vai abrigar 968 policiais militares de quatro unidades de policiamento, que são o Comando de Policiamento de Choque, o Batalhão de Comando Tático Motorizado (Cotam), o Batalhão de Comando de Distúrbios Civis (CDC) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Camilo Santana destacou a importância que a estrutura entregue vai representar para a segurança pública do estado.


"Aqui é o que há de mais arrojado do ponto de vista da arquitetura, construção civil, equipamentos. Não tenho dúvidas que esse complexo vai contribuir, conjuntamente com todas as ações que o Estado tem feito, para diminuir a violência, combater a criminalidade e garantir mais paz para a sociedade cearense. O Choque precisava de uma estrutura nova, a outra era muito antiga. Aqui funcionam batalhões especiais".

O governador enfatizou ainda os ganhos que a população do Ceará tem tido através das parcerias entre o poder públicos e as empresas. "Isso aqui é fruto da parceria com a iniciativa privada. Encontramos no senhor Ivens (Dias Branco) um parceiro – inclusive o último ato oficial dele em vida foi assinar o protocolo desse complexo. A partir da discussão com o Grupo M. Dias Branco veio a ideia desse batalhão aqui (na Praia do Futuro), uma área com acessibilidade, fácil deslocamento e em uma região turística importante para Fortaleza, então uniu uma série de fatores", reforçou Camilo, que entregou à viúva de Ivens Dias Branco uma placa de agradecimento pela parceria.

O novo complexo do CPChoque foi construído em um espaço de 10.000 m², sendo 3.300 m² de área construída. O espaço possui uma piscina semiolímpica, academia de musculação com aparelhos novos, gerador de energia, quadra poliesportiva, auditório com capacidade para 80 pessoas, alojamentos, banheiros, escritórios e copa.


O coronel Alexandre Ávila, comandante geral da Polícia Militar do Ceará, afirmou que o espaço atenderá também a policiais de todo o estado.

 "Essa é a melhor estrutura que temos hoje na Polícia Militar do Ceará. Ela é dotada de equipamentos para treinamento e capacitação não só para integrantes das unidades especiais, mas também para os integrantes de toda a Polícia Militar nas suas diversas modalidades de policiamento".

Os investimentos em busca de garantir uma melhor condição de trabalho para a tropa foram reforçados pelo titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. "É com muito orgulho que estamos aqui hoje no grande Comando do Choque, que é a tropa especial da nossa Polícia Militar, que está sempre pronta para as missões mais difíceis e árduas. Conseguimos também levar viaturas novas para o Choque, comprar diversos armamentos importados com o que há de melhor no mundo".

Parceiros


Este foi o segundo equipamento entregue à população por meio da parceria entre o Governo do Ceará e o Grupo M. Dias Branco. O primeiro foi a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, entregue há pouco mais de um ano, também em Fortaleza. Para Consuelo Dias Branco, presidente do Conselho de Administração do grupo, esse trabalho social é um legado de seu marido e que deve ter continuidade.

"No último dia 3 de agosto, meu saudoso marido estaria completando 85 anos de idade. Por isso, esses dias têm sido especiais para mim. São dias de imensa saudade, boas recordações e de muito orgulho para nós.
O Ivens foi um homem que realizou grandes feitos, tanto na administração das suas empresas, como na sua contribuição para uma sociedade melhor. Ao concluir, entregar e equipar a nova unidade do Batalhão do Choque ao Governo do Estado, esperamos contribuir para a melhoria contínua da segurança pública do Ceará, proporcionando uma estrutura adequada para o trabalho dos nossos policiais".

Outro parceiro do Estado no trabalho para levar mais segurança à população tem sido a Prefeitura de Fortaleza. Moroni Torgan, prefeito em exercício, comemorou os bons resultados que as ações conjuntas têm obtido. "Há uma sintonia muito boa entre a Prefeitura e o Governo do Estado que só trouxe benefícios para a nossa sociedade. No início da nossa missão, o prefeito Roberto Cláudio me disse que nós não poderíamos deixar só com o Estado essa questão da segurança, e aí fizemos o programa municipal de proteção urbana para auxiliar e felizmente o trabalho tem dado certo. O trabalho é totalmente entrosado com o Governo do Ceará".

Estiveram também presentes à inauguração a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, o vice-presidente de Investimentos e Controladoria e Diretor de Relações com Investidores do grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano, entre outros.


Fhilipe Augusto - Texto
Marcos Studart- Fotos
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia