Navegação

Arialdo Pinho: Ceará: um destino forte


Arialdo Pinho (Foto: Divulgação)

Costumo dizer que, sem muitos voos, um destino não consegue ser um mercado forte no mundo do turismo. Para que o Ceará fosse notado precisava ter facilidade no acesso. O primeiro passo nessa caminhada foi garantir a concessão do Aeroporto de Fortaleza. Com a Fraport assumindo, garantimos investimentos e ampliação do terminal. Partimos então em busca de companhias globais.

Já contávamos com os voos diários da TAP que fizeram Portugal um mercado forte e que se consolida cada vez mais ao longo dos anos. Mas após um trabalho minucioso, conseguimos triplicar o número de voos internacionais. Garantimos o hub da Air France/KLM e GOL, novos voos da Latam e agora Air Europa, transformando o Ceará em uma das principais portas de entrada de turistas do Brasil. Agora, com apenas um pouso, conseguimos chegar a praticamente qualquer lugar do mundo. E também, com somente uma conexão, uma pessoa de praticamente qualquer lugar do mundo consegue chegar ao Ceará.

E já estamos começando a colher os frutos dessa conquista. Conforme o IBGE, o Ceará registrou em 2018 o maior crescimento no setor de turismo no Brasil: 6,6%. Na comparação de abril de 2019 com abril de 2018, o volume de atividades turísticas no País ficou em zero, enquanto no Ceará houve crescimento de 5,3%. Foi o melhor desempenho entre os estados avaliados. Outro dado importante é que no primeiro ano de operação do hub Air France/KLM e GOL, a quantidade de passageiros estrangeiros subiu 102%.

Tudo isso é reflexo do nosso trabalho na área do Turismo. Esse aumento no número de voos impacta diretamente o setor e a economia do Estado, trazendo mais renda para o cearense. É impacto na rede hoteleira, no setor de transporte, restaurantes, comércio. Todo mundo sente.

Mas não basta apenas trazer mais gente. É preciso também focar no destino. Por isso, buscamos atrair grandes investidores para deixar o Ceará ainda mais competitivo. Promovemos o Estado nos principais eventos do setor no Brasil e no mundo. E investimos também em obras de melhorias de infraestrutura turística e de capacitação da mão de obra em todo o litoral, nas serras e no Cariri. Mais de 3 mil pessoas já foram capacitadas e ainda vamos abrir mais turmas. Tudo isso para melhorar nosso Estado e tornar a estadia do turista no Ceará a melhor possível.


Arialdo Pinho

fonte: O POVO
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia