Monotrilho levará passageiros direto para o terminal do Aeroporto de Guarulhos


Reunião com o ministro Tarcisio Freitas sobre o monotrilho que vai alcançar o aeroporto de Guarulhos

Foi anunciado nesta terça-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes, a construção de um monotrilho para ligar a Linha 13-Jade, da CPTM, com o terminal de passageiros do Aeroporto In

“Uma carência que tinha a principal cidade brasileira e o principal aeroporto do país. Encontramos umternacional de São Paulo/Guarulhos. Durante o anúncio, o governador João Doria afirmou que a partir de maio de 2021 os passageiros desembarcarão diretamente no terminal de Guarulhos.a solução de engenharia e financeira para viabilizar esta ligação. Portanto, passageiros que desembarcarem em Guarulhos terão acesso ao monotrilho nas três estações dos terminais do aeroporto”, afirmou Doria.

“Os passageiros desembarcarão diretamente no seu terminal de voo, como em qualquer aeroporto internacional civilizado do mundo”, complementou o governador. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, participaram.
Investimento

O investimento será de R$ 175 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport. A obra será iniciada em setembro deste ano, com previsão de conclusão em maio de 2021.

O monotrilho terá 2,6 km de extensão, com paradas nos três terminais de passageiros do aeroporto e na Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. O monotrilho fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a Estação da CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto.

“Essa solução de mobilidade para o aeroporto, ou seja, a ligação por monotrilho da Linha da CPTM com os três terminais coloca o aeroporto no mesmo patamar de outros aeroportos no mundo. O maior aeroporto da América Latina merecia um projeto deste nível”, afirmou o ministro.





O traçado percorre terrenos da União concedidos para a GRU Airport e, por isso, não haverá necessidade de desapropriação

O traçado percorre terrenos da União concedidos para a GRU Airport e, por isso, não haverá necessidade de desapropriação. Além disso, não havia previsão de qualquer construção nestes locais para expandir o aeroporto. Com a novidade, a previsão é que os passageiros consigam chegar ao Aeroporto de Guarulhos em 52 minutos a partir da Avenida Paulista e 40 minutos a partir da Estação da Luz.

A estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade, está localizada a 500 metros de distância do Terminal 1; 1,5 km do Terminal 2 e 2 km do Terminal 3 (Internacional). “O passageiro que chegar através da Linha 13-Jade vai poder acessar o monotrilho até os terminais 1, 2 e 3”, disse Baldy.

As obras que ligam a Linha 13-Jade ao terminal de passageiros terão investimento de R$ 175 milhões e serão iniciadas em setembro deste ano.
Compartilhe on Google Plus

Postado por MARIO

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia