Hub tecnológico vira realidade com inauguração do Data Center da Angola Cables


O Ceará passa a ter protagonismo na área de tecnologia da informação ao ver se tornar realidade o hub tecnológico com a inauguração, na próxima terça-feira (16), do Data Center da multinacional de telecomunicações Angola Cables, que se conecta com o cabo South Atlantic Cable System (Sacs) e o sistema Monet, ambos com alta tecnologia de processamento e armazenamento de dados. A informação foi repassada nesta terça-feira (9) pelo governador Camilo Santana durante bate-papo com a população pelas redes sociais.

Para o chefe do Executivo estadual, o Ceará passa a ter um trunfo ainda maior na atração de multinacionais que trabalham no setor com o Data Center. “Todos os cabos de fibra ótica que entram no Brasil e na América do Sul passam pelo Ceará, então a ideia é aproveitar esse potencial da nossa localização geográfica para trazer empresas internacionais na área de tecnologia da informação. É uma tarefa importante que a gente tem pela frente para desenvolver esse hub no Ceará. Foi feito um investimento de quase R$ 1 bilhão pela empresa. É o primeiro cabo que une o continente africano com o Brasil”, destacou.

O cabo Sacs liga Fortaleza a Luanda, em Angola. Camilo Santana participou, ainda em 2017, da solenidade de lançamento do cabo submarino de fibra ótica, que saiu do continente africano e cruzou 6.200 quilômetros do Oceano Atlântico para chegar na capital cearense.

Perguntas e respostas

Após anunciar a inauguração do Data Center, Camilo Santana respondeu questionamentos enviados por cidadãos e um deles foi sobre a conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba – Mucuripe. Na ocasião, o governador informou que o VLT já funciona desde o ano passado de forma gratuita em boa parte de sua extensão e que já foram entregues oito estações, restando apenas duas, Mucuripe e Iate, com o intuito de início da operação assistida para junho.

Camilo também foi indagado sobre ações nas áreas da saúde e da segurança. Sobre os investimentos em saúde, o governador destacou que o “Banco Interamericano de Desenvolvimento fez um relatório recentemente reconhecendo o Ceará como um dos estados com a melhor rede pública de saúde do Brasil”. Camilo Santana reconheceu que ainda há o que melhorar, mas que “só em Fortaleza são 12 UPAs 24h para atender a população, sendo mais 35 em todo o estado. São 19 policlínicas e ainda terá a inauguração da de Maracanaú, Canindé e Crato”, pontuou. Sobre a rede hospitalar, ele disse que o Estado possui 11 hospitais e que está dobrando a capacidade de atendimento do IJF em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Na área da segurança o chefe do Executivo destacou a implantação do Batalhão do Raio em cidades com mais de 50 mil e o projeto já em desenvolvimento para instalar em municípios que possuem mais de 30 mil habitantes. Citou também a implantação do sistema de videomonitoramento em diversas cidades, o reforço da Polícia Civil, a contratação de mais policiais militares, compra de novas aeronaves para o Ciopaer, viaturas e armas.

Ao responder uma pergunta de uma moradora do município de Graça sobre a recuperação da ladeira da Lapa, o governador aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto para recuperar a malha viária do Estado. “Vamos apresentar um plano de recuperação das rodovias estaduais por conta das fortes chuvas que danificaram nossas estradas. Peço até para as pessoas terem um pouco de paciência, pois não adianta recuperar agora enquanto ainda está chovendo, mas vamos fazer assim que passar esse período”, comunicou Camilo.
Agenda

Amanhã, às 9 horas, Camilo Santana visita as obras de expansão do Aeroporto de Fortaleza, administrado pela empresa alemã Fraport. Na quinta-feira (11), o governador se reúne no Palácio da Abolição com os coordenadores regionais de Desenvolvimento da Educação para planejar novas ações.

Na sexta-feira (12), participa de reunião do Pacto por um Ceará Pacífico. No sábado pela manhã vai ao município de Trairi para a implantação do Batalhão do Raio e do sistema de videomonitoramento. À noite participa da inauguração da areninha de Itapajé.
Compartilhe on Google Plus

Postado por MARIO

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia