Navegação

"Cinema e Periferia" será tema da quinta edição do Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim

Mostra Rotas na edição passada do Cine Jardim - Foto: Juarez Ventura


A cada ano, proporcionando a magia do cinema no Agreste Pernambucano, a quinta edição do Cine Jardim - Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim vai acontecer entre os dias 20 e 25 de maio de 2019, na cidade de Belo Jardim. Com o tema "Cinema e Periferia", o país convidado será CUBA para uma mostra especial sobre o Cinema Cubano.  

O festival irá homenagear a Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV) pelos 34 anos de atuação na formação de jovens no audiovisual. Serão selecionados filmes que evidenciem temas relevantes da sociedade cubana, realizados por cineastas cubanos ou estrangeiros que estudaram na instituição que já formou mais de 120 cineastas brasileiros.  

Primeiro cartaz do Cine Jardim 2019
Nesta edição, o Cine Jardim vai contar com uma grande variedade de filmes de curtas e longas-metragens, além de atividades como: Mesas, Debates, Masterclasses, Lançamento de Livro e oficinas de formação para os estudantes dos ensinos fundamental e médio de Belo Jardim. 

O público terá a oportunidade de assistir as sessões, gratuitamente, no Cineteatro Cultura e as exibições ao ar livre no Parque Ariano Suassuna.  

“É importante ter esta janela aberta no interior do estado, especialmente em cidades onde não há cinema. Esse movimento de descentralização do cinema nacional dos grandes centros urbanos é fundamental para sua difusão e compreensão de outras realidades, que na mágica tela branca projetam-se infinitas possibilidades de encontros e intercâmbios com um único compromisso, fazer deste mundo um mundo mais humano e mais perto de todos nós”, diz Leo Tabosa - Diretor do Cine Jardim. 

O festival é competitivo e os filmes vão disputar a premiação em Troféu, que será composto por três tipos de Júri: Jovem, Oficial  Popular.  

Além de toda programação e atividades com o público, a educação também é um dos grandes pontos do evento. O Cine Jardim faz um alinhamento prévio com a Secretaria de Educação, para levar os alunos das Escolas Públicas de Belo Jardim às sessões, que são programadas a partir de temáticas transversais que possam ser trabalhadas em sala de aula. 

Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim é produzido pela Pontilhado Cinematográfico e Instituto Conceição Moura, com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet, Baterias Moura e Incentivo Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. 
Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia